top of page

Prefeitura passa a oferecer todos os medicamentos para o tratamento da cinomose

Atualizado: 1 de set. de 2023

A Prefeitura iniciou recentemente a entrega gratuita de todos os medicamentos preconizados para o tratamento da cinomose, doença que vitimou e continuam vitimando vários cães em Motuca em surto considerado histórico. Tutores com animais que apresentam sintomas e cujos testes deram positivo para a doença devem se dirigir amanhã (1) à clínica “Melhor amigo” Claudete de Mello Falvo das 8h às 12h30. Quem já tiver prescrição de veterinário particular deve levá-la.


Leia também:

Até então, a disponibilização dos remédios estava incompleta. A justificativa da Prefeitura era a demora pelos trâmites burocráticos da gestão pública. O prefeito anunciou há um mês que o município contribuiria também com auxílio no tratamento. Antes foram realizados gratuitamente testes e aplicadas vacinas nos animais cujos resultados foram negativos. As iniciativas surgiram após abaixo-assinado criado por ativistas para a Prefeitura contribuir com ações para enfrentar o surto a partir da utilização de R$ 50 mil eservados aos animais.


Vídeo: animal com sintomas avançado da doença


Surto


De acordo com o Dicionário de Epidemiologia, Saúde Pública e Zoonoses, surto é a ocorrência de dois ou mais casos epidemiologicamente relacionados. Alguns autores denominam surto epidêmico, ou surto, a ocorrência de uma doença ou fenômeno restrita a um espaço delimitado.

Comments


bottom of page