top of page

Cinomose já vitimou vários cães em Motuca, principalmente os que têm acesso à rua e sem vacinas

Atualizado: 12 de jul. de 2023


Cão morto pela doença que morava em rua do bairro "Motuca B"

Há mais de dois meses os cães de Motuca convivem com um risco eminente, principalmente os que possuem acesso à rua e que não estão com a vacinação em dia. Desde que os primeiros casos de cinomose foram observados na cidade, vários animais foram contaminados e morreram. Em praticamente todos os bairros há relatos de registros da doença.


Leia também:

No bairro “Motuca B” e seus arredores são contabilizados vários casos. Na quinta (5) dois animais com donos que viviam na rua e eram tratados por moradores tiveram que ser eutanasiados após os sintomas da doença se agravarem.


Vídeo: Animal com sistema motoro afetado pela doença


“Eles tinham dono, mas ficavam na rua. É uma judiação. Comecei a cuidar deles, mas estavam cada vez piores. Um já não levantava e o outro não comia. Aí não teve jeito e teve que sacrificar. Mas fiquei com muita dó, pois onde eu estava eles me acompanhavam”, lamenta a aposentada Maria das Graças Bonifácio.

Billy apresentou melhoras com tratamento

Na rua onde mora Maria, há casos de outros animais que contraíram a doença, como o de sua vizinha Zilda Boiago. “Há mais ou menos 30 dias percebi que o Billy estava diferente, foi perdendo a fome, não tomava água e as pernas bambeavam, quase não conseguia ficar de pé”, relata .


Após atendimento veterinário e com medicamentos, de acordo com ela, o animal, que está há oito anos com ela, melhorou. “Hoje ele come, anda bem, só ficou com um problema no olho, mas vou tratar com colírio”.


Inverno

O inverno é a época do ano com maior incidência da cinomose, pois o vírus sobrevive por mais tempo em climas secos e frios e se propaga rapidamente. A doença, transmitida por um vírus altamente contagioso, possui alta taxa de letalidade.


A doença não possui tratamento específico. É possível cuidar dos sintomas e adotar medidas para melhorar a imunidade do animal. Os sintomas característicos são acúmulo de secreção nasal e nos olhos, vômito, diarreia, perda de apetite, tremores musculares e perda de coordenação motora.

Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page