Dentista apresenta dificuldades enfrentadas no serviço odontológico municipal
- Redação

- 4 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
A dentista Paula Fernanda Nogueira, que integra a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) local, apresentou na reunião do Conselho Municipal de Saúde dificuldades enfrentadas no serviço odontológico do município, revelando um cenário de falta de insumos, atrasos em processos de compra e até risco de interrupção do atendimento por ausência de materiais básicos que, segundo ela, se acumulam há anos.
Falta de materiais
Paula afirmou que, ao longo de 2023, ano que foi contratada, listas de materiais solicitadas pelo setor foram preparadas, mas nenhuma entrega efetiva ocorreu, exceto pequenas caixas com itens insuficientes. Segundo ela, mesmo relações feitas no ano anterior não resultaram em abastecimento adequado. Em certo momento, revelou que chegou a faltar luva da sua medida, impedindo os procedimentos. Também apontou problemas estruturais na sala de atendimento, com infiltrações nos períodos de chuva que inviabilizam o serviço e danificam equipamentos como a cadeira odontológica.
Estoque e vencimento de produtos
A dentista relatou que a falta de planejamento nos processos de compra faz com que os materiais cheguem atrasados, ao mesmo tempo em que novas listas são solicitadas, resultando em estoque descontrolado e vencimento de produtos. Ela afirmou ainda que existem materiais embalados e vencidos, o que impossibilita o uso.
Necessidade de investimentos
Paula deixou claro que, sem a compra regular dos insumos necessários, o atendimento odontológico local não prestará um serviço adequado. Além disso, ela apontou a necessidade de investimentos em equipamentos como a aquisição de um sensor de raio-x, que possibilitaria, entre outras coisas, diagnosticar tratamentos de canais.
Trabalhar a prevenção
A profissional também destacou que sua intenção não é atuar apenas de forma corretiva, limitada às urgências e aos problemas imediatos. A dentista afirmou que gostaria de desenvolver ações preventivas, como orientações, atividades educativas e intervenções coletivas voltadas à promoção de saúde bucal — atividades que fazem parte das diretrizes da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Busca por solução
Presente na reunião, o diretor de saúde Pedro Mascelani colocou como uma das prioridades da gestão resolver os problemas relatados pela profissional.




Comentários