top of page

Protetores solicitam a utilização de recursos reservados aos animais para conter a doença

Foto do escritor: RedaçãoRedação

Atualizado: 11 de jul. de 2023


“A situação é gravíssima e, se existe este recurso disponível, é preciso utilizá-lo”, aponta voluntário

Voluntários da causa animal que atuam em Motuca solicitam à Prefeitura que utilize ao menos parte dos R$ 50 mil incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA) (acesse) para a aquisição de vacinas e medicamentos com o objetivo de conter o avanço da cinomose em Motuca, que vive um surto há mais de dois meses e que já vitimou vários cães na cidade.


Leia também:

Verba foi alocada no orçamento após articulação de voluntários com apoio de vereadores

Os recursos foram alocados no orçamento do Fundo Municipal de Saúde no ano passado com a descrição “Ações de Controle de Zoonoses” e foram viabilizados após articulação de moradores com apoio de vereadores.


“A situação é gravíssima e, se existe este recurso disponível, é preciso utilizá-lo”, aponta o mecânico Ricardo Baesso, voluntário da causa animal da cidade. Se nada for feito, alerta ele, a doença irá vitimar ainda mais animais nos próximos dias. “Já são vários casos e todo dia aparecem novos”, acentua.


Prefeito firmou compromissos com a causa animal

A previsão orçamentária no atual exercício foi motivada por articulação de moradores que atuam na causa animal com apoio de vereadores e vem de encontro com compromissos públicos firmado pelo Prefeito João Ricardo Fascineli em 2019 durante a campanha eleitoral que culminou com sua reeleição. Na ocasião, foi encaminhada Carta aos candidatos e Ricardo foi um dos signatários. As ações, até o momento, foram realizadas parcialmente.


Confira o que Ricardo se comprometeu a fazer:

  1. Implementação de um programa contínuo de esterilização de cães e gatos na área urbana e rural, incluindo Assentamentos, mediante agendamento prévio, contemplando tanto machos como fêmeas;

  2. Realização de Campanha Anual de Vacinação contra a raiva, inclusive de forma itinerante para abranger os Assentamentos e propriedades rurais do Município;

  3. Criação de um Programa Municipal de Proteção Animal a partir de lei local, cujos recursos necessários para seu desenvolvimento seriam incluídos no Plano Plurianual/PPA de 2022/2025, bem como nas Leis Orçamentárias Anuais/LOAs de cada exercício;

  4. Parceria com o voluntariado local e com a Polícia Militar para a realização periódica de Campanha de Conscientização contra o Abandono e os Maus-tratos de Animais Domésticos, mediante palestras nas escolas municipais.

Leia também:

Comentários


bottom of page