top of page

Testes contra a cinomose serão feitos amanhã (28); Tutores ainda podem cadastrar seus cães

Foto do escritor: RedaçãoRedação

A Prefeitura inicia amanhã (28) a realizar os testes em cães para diagnóstico da cinomose. Os tutores que fizeram cadastro ontem (27) foram orientados a levar seus animais na Clínica "Melhor Amigo" Claudete de Mello Falvo das 8h às 12h. Os que apresentarem diagnóstico negativo receberão a primeira dose da vacina na semana que vem. Já os que forem positivados receberão receita médica para tratamento da doença. Os cadastros continuam abertos e poderão ser feitos na ocasião.


A Vigilância Sanitária não soube informar sobre eventual fornecimento de medicamentos. Após questionamento de moradora em seu perfil no Facebook sobre a possibilidade da Prefeitura custear o tratamento de tutores de baixa renda, o prefeito João Rciardo Fascineli respondeu que sim.


Após abaixo-assinado criado por voluntários da cidade, cuja adesão chegou a 169 pessoas até o momento, a Prefeitura divulgou a realização do cadastro. Durante reunião do Conselho Municipal de Saúde na manhã de hoje (27), o diretor Emidio Bernardo do Nascimento Junior disse que a Prefeitura adquiriu 200 testes e 200 vacinas importadas consideradas de qualidade para o enfrentamento da cinomose. “Essa é uma ação para conter a doença e, se precisar, a Prefeitura irá adquirir mais vacinas”, afirmou.


Ontem (26), 20 moradores fizeram o cadastro para a realização de teste em 57 animais. “Estamos orientando os tutores com animais que já estão com sintomas sobre os cuidados para evitar novos contágios”, disse a veterinária Susi Elaine dos Santos Falvo, coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal e responsável pela ação.


De acordo com ela, em filhotes são necessárias três doses do imunizante e, em adultos com doses atrasadas, são necessárias ao menos duas. “Após a aplicação, é necessário que os animais não saiam de casa, pois a proteção não é imediata, leva entre 10 e 15 dias para acontecer”, relata. Neste período, explica ela, é preciso que os animais sejam protegidos e fiquem afastado de locais com potencial de contágio como as vias públicas.


Após os animais filhotes e adultos receberem as primeiras vacinas, é necessário um reforço anual com uma dose.

Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page