top of page

Caminhão exclusivo para a coleta seletiva começa a ser utilizado para a atividade


Veículo adquirido em maio do ano passado vinha sendo destinado para outras finalidades pela Prefeitura

Integrantes do projeto social “Recicla Motuca” iniciaram na sexta (10) os trabalhos com o caminhão adaptado para a coleta seletiva da marca Volkswagen avaliado em R$ 301.900,00. O veículo foi encaminhado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), do Governo Estadual, a partir de convênio assinado em maio do ano passado com a Prefeitura de Motuca. A iniciativa tem o objetivo de melhorar a gestão dos descartes domiciliares em obediência aos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Resíduos Sólidos.


Leia também:

Apesar de ser exclusivo para a coleta seletiva, nestes nove meses as catadoras não estavam usufruindo do veículo. Ao invés de destiná-lo para a atividade, a administração municipal vinha utilizando para outras finalidades, como o transporte de equipamentos para eventos.


De acordo com o Plano de Trabalho estabelecido pelo convênio, além de direcionar o veículo exclusivamente para a coleta seletiva, a Prefeitura deve mantê-lo em condições, arcar com todos os custos de manutenção, bem como oferecer treinamento aos profissionais que o utilizarão.


Por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), o Cenário solicitou à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) relatórios trimestrais com fotos e descrição da execução das metas e dos resultados alcançados a partir da utilização do veículo. O documento é uma das obrigações do município previstas no Convênio. O órgão prorrogou o encaminhamento da resposta por dez dias no último dia sete com a justificativa de que informações precisavam ser compiladas.


Servidores da Prefeitura informaram as integrantes do “Recicla Motuca” que o veículo seria utilizado também para a coleta de materiais na área rural, incluindo Assentamentos da Fazenda Monte Alegre.


De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à atividade fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.
















Comentarios


bottom of page