“Dia histórico”. Foi assim que servidores municipais de Motuca classificaram a Sessão Extraordinária de ontem (22), que resultou na reprovação do projeto de ampla reestruturação administrativa da Prefeitura de Motuca. Foram seis votos contrários: dos vereadores Alison, Gabriel, Renato, Gilson, Tuca e Vera; e dois favoráveis: dos vereadores Danielle e Aguinaldo (Piu-Piu).
Assista às entrevistas:
Aumento no Ticket
Antes, foi aprovado o aumento do Ticket Alimentação de R$ 600 para R$ 700 a partir de uma manobra dos parlamentares, que apresentaram requerimento de destaque para votar em separado o benefício, incluído na segunda versão do projeto pelo poder executivo. A propositura, de autoria de Alison, Gabriel, Renato, Gilson, Tuca, Vera e Aguinaldo foi aprovada de forma unânime. A vereadora Danielle chegou a reprovar inicialmente, mas voltou atrás após se reunir com os colegas com a alegação de falta de conhecimento sobre o que estava sendo apreciado.
Diferença no tratamento
Apesar de apelos de grande parte de servidores e vereadores para mais discussão, o prefeito João Ricardo Fascineli decidiu encaminhar a proposta para a Câmara. Sua principal justificativa era que a aprovação resolveria o problema da falta de médicos na cidade, pois os plantonistas seriam beneficiados com 20% de aumento em seus rendimentos. A porcentagem, porém, não seria direcionada apenas aos profissionais da saúde, mas também aos secretários, o que foi visto pelos profissionais de carreira como privilégio no tratamento.
Mobilização
Com grande adesão dos servidores municipais, que tomaram as dependências da Câmara, e participação do Sismar, sindicato que representa a categoria, foi realizado trabalho de mobilização contra a proposta, que incluiu carro de som e articulação junto aos vereadores.
Necessidade de envolvimento
Com a reprovação, existe prazo regimental para que o projeto retorne para votação. Os vereadores e o Sismar enfatizaram a necessidade de envolvimento com os servidores para a construção do texto. Em conversas com os vereadores, o prefeito Ricardo afirmou que irá continuar enviando o texto para a Câmara até ser aprovado.
Projetos aprovados
Na Sessão, os vereadores aprovaram repasse de recursos a título de subvenção à entidades beneficentes e mudança na lei que criou a Frente de Trabalho Municipal. (Conheçamos projetos)
Leia também:
Reestruturação da Prefeitura retorna à Câmara mesmo com apelo para mais discussão
Projeto prevê retorno de departamentos e aumento de 20% no salário de secretários e 5% dos efetivos
Projeto de reestruturação da Prefeitura é retirado após vereadores apontarem irregularidades
Aumento no ticket é adiado com retirada de projeto; crédito para recuperação de vias é aprovado
Veja fotos do Sessão:
Comments