Moradores temem acidentes com escorpiões em época de proliferação
- Redação
- 16 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de nov. de 2023

No intervalo de poucos dias, Silvana Rabalho Benedicto, moradora do Jardim San Matheus, já encontrou quatro escorpiões no quintal de sua casa. Ela diz que segue todas as orientações para prevenir o surgimento do animal, cuja picada pode levar à morte, principalmente em crianças. “Não tem nada acumulado em casa... tudo limpo. Além de nossas providências como tampar ralos, portas e janelas. Não sei mais o que fazer para amenizar essa situação”.
Leia também:
Os animais estão sendo encontrados também em locais públicos. No início dessa semana, o comerciante Gerson Lima capturou um que estava abrigado em calha localizada na rodoviária, no Centro da Cidade. O calor e a umidade típicos do verão propiciam a proliferação. No Estado de São Paulo há duas espécies principais que causam acidentes: o escorpião amarelo e o escorpião marrom ou preto.
Orientações
“Nesta época do ano eles aparecem mais e é fundamental que as pessoas sigam as orientações para diminuir o risco de acidentes”, alerta a agente de controle de vetores Suzeley Moreira, que vem registrando casos também em locais limpos. “Por isso é importante ficar atento à parte hidráulica. Fomos numa residência onde a proprietária encontrava muito no banheiro. Tiramos o ralo, colocamos uma telinha e não apareceram mais”.
Ao encontrarem os animais, explica Suzeley, é fundamental que as pessoas informem ao Departamento de Saúde. “Assim, iremos ao local e transmitimos as orientações tanto aos moradores da casa como aos do quarteirão”.
Captura
Os escorpiões devem ser capturados e encaminhados ao Departamento de Saúde. É importante que estejam vivos, pois podem ser usados para a retirada do veneno e produção do soro para reverter a intoxicação. O procedimento deve ser realizado com cuidado para que não ocorram acidentes. Os animais devem ser armazenados em um recipiente com tampa furada para ventilação e, no interior, colocado um algodão umedecido.
Canal com o leitor
Observou erros de apuração ou de redação nesta matéria? Quer enviar críticas, elogios ou sugestões de pauta. Encaminhe clicando no botão abaixo:
Kommentare