Neste ano, a Prefeitura de Motuca não realizou cirurgias gratuitas de castração em animais domésticos de moradores da cidade. As últimas ocorreram em dezembro do ano passado, evidenciando a falta de um Programa de Controle Populacional efetivo, que deveria ser regulamentado por uma Lei Municipal. A iniciativa, aliás, foi assegurada pelo prefeito Ricardo em Carta assinada por ele na Campanha eleitoral de 2020 (acesse).
Leia também:
As primeiras castrações pela Prefeitura foram realizadas em dezembro de 2019, logo após a inauguração da Clínica “Melhor Amigo”, que recebeu o nome da ativista da causa animal Claudete de Mello Falvo, em homenagem ao seu trabalho, a partir de iniciativa do então vereador Irineu Ferreira. Foram financiadas com recursos próprios, mas priorizaram na ocasião apenas animais machos, o que contraria as políticas de controle populacional adotadas em outras localidades.
Após meses sem cirurgias, justificadas inicialmente pela pandemia, foram retomadas em fevereiro de 2023, graças a uma emenda parlamentar de R$ 50 mil articulada pelo vereador Alison. O contrato com a empresa responsável previa a realização das cirurgias em 200 cães e 100 felinos, abrangendo também os Assentamentos. Uma nova emenda de R$ 50 mil, agora articulada pelo prefeito eleito Fábio Chaves, foi encaminhada ao município também para a finalidade. Sua utilização ainda não foi divulgada.
A Prefeitura realizou duas licitações para os procedimentos, sendo a primeira em dezembro de 2022, vencida pela empresa The Vet Masters Eireli, e a segunda em outubro de 2023, também vencida pela mesma empresa, cujo contrato venceu ontem (11), de acordo com o Portal de Transparência, e existem previsões para novas cirurgias.
Comments