logo_final.png

Castrações gratuitas iniciam nesta segunda (23), diz Ricardo

O prefeito João Ricardo Fascineli anunciou para segunda (23) o início das castrações gratuitas de cães e gatos na Clínica “Meu Melhor Amigo” Claudete de Mello Falvo, inaugurada ontem (19). Ainda sem equipamentos e insumos específicos, que estão em fase de aquisição no setor de compras, os procedimentos serão direcionados aos animais machos por serem de menor complexidade. Os materiais utilizados serão disponibilizados pela Secretaria de Saúde.


Para a realização das cirurgias, foi contratada uma veterinária, que irá atuar junto com profissional do quadro de servidores municipais. A Prefeitura ainda não divulgou as orientações como horário de atendimento e recomendações aos proprietários interessados. Em procedimentos cirúrgicos, os animais devem estar em jejum no dia.


O prefeito ressaltou a importância da iniciativa e a parceria com o poder legislativo para sua viabilidade. “Foram sete mandatos (de prefeitos) e nenhum conseguiu colocar em prática, pois não é fácil. É preciso tirar recursos de outros lugares”, discursou. De acordo com ele, requerimentos e indicações dos vereadores Gabriel Muniz da Silva e Irineu Ferreira demonstraram ao poder executivo a necessidade do empreendimento.


Ricardo afirmou que após o recesso legislativo irá encaminhar para votação na Câmara projeto de lei que cria e disciplina programa municipal voltado ao controle populacional de animais domésticos, que já possui minuta encaminhada pelo vereador Irineu. Além das castrações, o prefeito informou que no local também serão realizadas vacinações e pequenas cirurgias.


Autor da propositura que batizou o espaço com o nome da ativista da causa animal Claudete de Mello Falvo, falecida neste ano, Irineu destacou o legado de Dete, como era conhecida. “A grandeza dessa mulher extrapola fronteiras. Ela tinha humanidade dentro dela”, sublinhou ele, ressaltando a importância da iniciativa para cidade.


O secretário de saúde Márcio Contarim disse que são poucos os município que prestam esse serviço para a comunidade. O presidente da Câmara Legislativa, Alisson de Souza Mares Rodrigues, exaltou o trabalho em conjunto realizado pela Prefeitura e Câmara, que resultou no desenvolvimento do projeto.


Estiveram presentes autoridades e servidores municipais, religiosos, vereadores, moradores e ativistas da causa animal.


Veja fotos do evento de inauguração:


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185