top of page

Chefe de gabinete é a primeira baixa da equipe de governo formada por Fábio; exoneração foi publicada ontem (17)

O chefe de gabinete José Wagner Silli Barbosa foi exonerado do cargo por meio de decisão do prefeito Fábio de Menezes Chaves. A Portaria que determina a medida foi publicada ontem (17) no Diário Oficial Municipal (acesse).


Leia também:


Cargo estratégico e de confiança

Com formação em administração pública e especialização em logística, Wagner era o o responsável pela gestão financeira no governo. Foi um dos nomeados para postos estratégicos e de confiança pelo prefeito.  Após as eleições, integrou a Comissão de Transição e no cargo vinha atuando em ações de relevo, como o Comitê de Gerenciamento de Crises.


Anulações de empenhos

De acordo com informações obtidas pelo Cenário, a postura de Wagner no cargo vinha sendo questionada por integrantes da equipe de governo. A insatisfação maior se deve à decisão de transmitir prematuramente ao Sistema AUDESP, utilizado para auditorias das contas dos municípios pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), relatório com o resultado da gestão de Ricardo com as 177 anulações de empenhos concentradas em dezembro de 2024, o que teria favorecido o ex-prefeito.


Maquiagem contábil

A empresa Decisivo Auditoria e Consultoria Contábil Ltda, contratada pela Prefeitura de Motuca para assessorar o Comitê de Gerenciamento de Crises, em análise preliminar, considerou haver indícios de “maquiagem contábil” em anulações indevidas, com a finalidade de passar a falsa impressão de equilíbrio financeiro, quando, na realidade, deixou compromissos firmados em seu governo para o sucessor (acesse a matéria).


Outro lado

 O Cenário encaminhou questionamentos ao prefeito Fábio Chaves sobre os motivos da exoneração, cujas respostas foram direcionads por meio de uma nota esclarecimentos (acesse) . Da mesma forma, procurou o posicionamento de Wagner, que não retornou. A matéria será atualizada, caso se manifeste posteriormente.


Wagner fez declarações duras sobre dificuldades herdadas na gestão do ex-prefeito Ricardo logo após assumir ao cargo


Em reuniões com professores no dia 7 de janeiro, logo após assumir o cargo de chefe de gabinete, Wagner fez declarações duras contra a gestão do ex-prefeito Ricardo,  apontando dificuldades com a obtenção de informações durante o processo de transição, “o que dificultou a nossa análise prematura para que a gente assumisse sabendo o que iríamos encontrar”. Além disso, afirmou que a Prefeitura herdou um déficit orçamentário “muito grande” decorrente de contratações realizadas fundamentalmente entre novembro e dezembro. “Tudo isso com o intuito de comprometer a gestão que estava vindo,.... de um compromisso que não foi assumido por nós”, considerou. (acesse a matéria completa).


Wagner com o prefeito Fábio durante reunião com professores no início do governo. Foto: Arquivo
Wagner com o prefeito Fábio durante reunião com professores no início do governo. Foto: Arquivo




 
 
 

Comentários


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page