Prefeito divulga consulta pública e pede sugestões para o orçamento de 2026. “Participação popular é essencial”, afirma em vídeo
- Redação
- há 4 horas
- 2 min de leitura
A Prefeitura de Motuca abriu um canal on-line para que moradores enviem propostas à LDO e à LOA de 2026. Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Fábio Chaves pediu a colaboração da população e informou que as contribuições serão recebidas até 12h de 30 de outubro de 2025. “A participação popular é essencial para garantir a transparência, eficiência e gestão democrática dos recursos públicos”, diz o prefeito.
Assista ao vídeo:
Como participar
As sugestões podem ser registradas no formulário disponível em: https://tinyurl.com/mry5zdvp. O envio fica aberto até o meio-dia de 30 de outubro de 2025. A Prefeitura também divulgou apenas ontem (28) no começo da noite o canal de participação.
Veja:
O que já aconteceu e o que vem pela frente
Ontem (28), ocorreu a Audiência Pública Prévia de Planejamento da LDO e da LOA 2026 na Câmara Municipal. Na sexta (30), às 18h, está marcada a Audiência para elaboração da LDO e da LOA, também no plenário do Legislativo, com transmissão pelo site oficial do município.
PPA teve pouca participação; Prefeitura promete ampliar o diálogo
O Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 apresentado em setembro foi elaborado com baixa participação popular, restrita a mecanismos formais de alcance limitado — com destaque para a enquete on-line pouco divulgada e uma audiência final de caráter expositivo. Além disso, os Conselhos Municipais, que poderiam contribuir com propostas específicas em suas respectivas áreas, também não foram consultados. Entre eles, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Motuca (COMCRIAMO), um dos mais atuantes da cidade.
Quanto Motuca prevê arrecadar em 2026
A apresentação do PPA projeta R$ 39.800.000,00 de receitas para 2026, com evolução para R$ 47,4 milhões até 2029. O material também discrimina principais fontes e a distribuição por órgãos e áreas. (acesse).
