top of page

Comunicação como instrumento para o desenvolvimento social


Todos sabemos da importância da comunicação. Pode-se dizer que a TV, rádio, jornal e internet invadem a vida de milhões de pessoas. Os meios de comunicação oferecem um mundo de notícias, produtos, idéias e fatos. Por outro lado, omitem grande quantidade de informações.

Os movimentos sociais e os conselhos gestores de políticas públicas e de Orçamentos Participativos conhecem a importância da comunicação, mas costumam tratá-la como um aspecto secundário de sua atuação. Falsas idéias parecem levar a isto.

Algumas considerações podem ajudar a reflexão, tais como, entender que a produção da mídia é feita só por especialistas, sentir impotência diante da ação dos grandes meios de comunicação de massa ou entender que a TV nivela o pensamento da população. No entanto, essas considerações não devem paralisar a nossa ação.

O acesso e a posse de conhecimento e da informação têm sido um dos meios de dominação e de exclusão. Divulgar os acontecimentos, as propostas e os argumentos na defesa de direitos e na execução de políticas é essencial para o exercício da democracia.a im


bottom of page