top of page

Vicinal que liga Rincão, Motuca e Guariba é incluída em programa estadual de recuperação


Trecho da vicinal entre Motuca e Guariba. Foto: Arquivo

A vicinal Francisco Malzoni, que liga as cidades de Rincão, Motuca e Guariba receberá investimento estadual de mais de R$ 15 milhões para recuperação asfáltica, acostamentos, faixas e sinalizações a partir do programa “Novas Estradas Vicinais”. A extensão de 37 km foi incluída nas Fases 1 e 2 do cronograma de execução. As licitações estão em andamento e a previsão é que as obras iniciem a partir do 2º semestre deste ano.


Em estado mais precário, a vicinal a Carlos Fernando Malzoni, que liga Motuca a Matão, foi deferida como uma das prováveis contempladas em uma próxima etapa do programa, assim como a Syrthes de Lourenço, que liga Motuca a Bueno de Andrada. O prefeito Edinho Silva, de Araraquara, afirmou em vídeo que ambas serão incluídas logo nos investimentos iniciais (assista), mas a informação não foi anunciada pelas autoridades locais.


A cerimônia de lançamento do programa foi realizada ontem (5) no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do prefeito João Ricardo Fascineli, do presidente da Câmara Antônio Paulo Ferreira Costa e dos vereadores Renato Luis Rateiro, Vera Lúcia Falvo Moreira e Danielle Mércia Petrazzo Fascineli.


Por meio de Live publicada em seu perfil no Facebook (assista), o prefeito Ricardo confirmou a disponibilização inicial de recursos apenas para a Francisco Malzoni. “Ainda não fomos contemplados com a vicinal de Matão, mas, de Deus quiser, vamos reivindicar também”, destacou.


Autor de requerimento encaminhado ao Governo Estadual em março deste ano para que Motuca fosse incluída no programa (acesse), o vereador Renato exaltou a conquista. “O efeito não é só a recuperação física das vicinais e, sim, o que elas representam de fato para a vida dos municípios no campo e na cidade. É uma grande transformação”, pontuou. De acordo com o vereador, inicialmente estão sendo priorizadas vicinais utilizadas por Usinas de Cana-de-açúcar. Por isso, apenas a Francisco Malzoni foi contemplada nesta etapa inicial.


O programa

O Programa “Novas Estradas Vicinais” será realizado em quatro fases, abrangendo 3 mil quilômetros de estradas, com investimento total de R$ 2,5 bilhões . Nas duas primeiras fases será direcionado 1,2 bilhão para a recuperação de 139 vicinais. O Governo de São Paulo espera gerar cerca de 15 mil empregos, entre vagas diretas e indiretas.


Com a nova matriz logística de São Paulo, o Governo do Estado pretende melhorar a integração de todos os modais (malhas rodoviária, férrea, hidroviária e aerorrodoviária) e garantir agilidade no transporte de cargas e segurança na circulação de pessoas. O Programa prevê obras para recuperação de pistas já asfaltadas, pavimentação das estradas em terra e melhorias em sinalização e sistema de drenagem.

bottom of page