top of page

Situação da dengue em Motuca é classificada como “inicial”; São 9 casos confirmados desde o início do ano

Atualizado: 24 de abr.

Com nove casos confirmados desde o início do ano, a situação epidemiológica de Motuca em relação a dengue é classificada pela Secretaria Estadual de Saúde como “inicial”. O município está junto com outros seis da regional de Araraquara, que possui ainda nove cidades avaliadas como “alto risco”, entre elas a vizinha Matão (559 casos). Veja abaixo o mapa.


A incidência de dengue em Motuca é de 186 para cada 100 mil habitantes. Apenas três cidades possuem menor número de diagnósticos confirmados na regional: Cândido Rodrigues, Santa Lúcia e Trabiju, com seis cada uma delas.


Em relação aos casos prováveis, quando existem pacientes suspeitos de terem contraído a dengue e está sob investigação médica, o número sobe para 11 em Motuca. O Departamento de Saúde já emitiu 31 notificações de pessoas que procuraram atendimento médico com sintomas análogos ao da doença, dos quais 20 foram descartados.


Dos infectados na cidade, um contraiu dengue com sinal de alarme, quando apresenta febre aliada a algum sintoma como: dor abdominal, vomito, sangramento de mucosas entre outros.


Agentes de controle de vetores vem realizando trabalho de bloqueio e de busca ativa de criadouros, além de conscientização dos moradores para manter os quintais livres de objetos que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, principal vetor da doença.


Veja abaixo as características do infectados:


5 mulheres

  • 1 na faixa etária entre 39 e 49 anos.

  • 2 na faixa etária entre 50 e 64 anos.

  • 2 na faixa etária entre 65 e 79 anos

4 homens

  • 2 na faixa etária entre 39 e 49 anos.

  • 1 na faixa etária entre 65 e 79 anos

  • 1 acima de 80 anos.

bottom of page