Motuca registrou 52 casos de dengue desde o início do ano
- Redação
- há 9 horas
- 2 min de leitura
Motuca registrou 52 casos positivos de dengue em 2025, de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, atualizado pelo Ministério da Saúde a partir de dados transmitidos pelos muncípios. Em relação aos casos prováveis, que apresentam os sintomas típicos da doença, mas não foi realizada identificação por meio de exames, o número sobe para 63. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue continua sendo um desafio para a saúde pública.
Dos diagnósticos confirmados em Motuca, 9 (17,31%) foram identificados por meio de exames clínico-epidemiológicos, enquanto 43 (82,69%) foram confirmados por testes laboratoriais. O pico de infecções ocorreu entre a 7ª e a 9ª semana epidemiológica (entre 9 de fevereiro e 1 de março), com 22 casos registrados no período. O último caso foi notificado na 19ª semana epidemiológica (entre 4 e 10 de maio), indicando que a transmissão ainda está ativa.
Cenário estadual e nacional
O estado de São Paulo vive um cenário crítico, com 392.412 casos prováveis de dengue desde o início do ano, além de 58 mortes confirmadas e outras 39 em investigação. Em nível nacional, os números também preocupam. São 576.231 casos prováveis, 108 óbitos confirmados e 66 mortes sob análise.
A dengue, que pode evoluir para formas graves como a dengue hemorrágica, exige atenção redobrada da população e das autoridades. A prevenção, baseada no combate aos focos de água parada – onde o mosquito se reproduz –, ainda é a medida mais eficaz para frear o avanço da doença.
O Departamento de Saúde alerta para os sintomas da dengue, que incluem:
Febre alta
Dores musculares
Manchas vermelhas na pele
Dor atrás dos olhos
Mal-estar geral
Em casos de agravamento, podem ocorrer:
Sangramentos
Vômitos persistentes
Queda de pressão
Procure atendimento médico imediatamente ao apresentar esses sintomas.
Comments