top of page

“Descobri minha missão”, aponta Jaqueline, professora pioneira no trabalho com alunos especiais em Motuca

Jaqueline também apoiou pais e responsáveis para a conquista de direitos e melhorias sociais
Jaqueline também apoiou pais e responsáveis para a conquista de direitos e melhorias sociais

Quando começou a trabalhar em Motuca, em 2014, a professora Jaqueline Capel não imaginava que sua vida tomaria um outro rumo. Recém-chegada ao município e residente em Matão, ela se deparou com um desafio que a transformaria não apenas como profissional, mas também como ser humano: a inclusão de alunos com algum transtorno, condição ou deficiência. A professora foi uma das palestrantes do "Abril Azul", Campanha Municipal de Conscientização do Autismo e Neurodiversidade realizada na quarta (2).


Leia também:


“Lembro quando a Beth - então diretora da EMEIF Maria Luiza Malzoni Rocha Leite - me falou: Sua sala é infantil e você tem duas inclusões, um deficiente auditivo e uma autista”, relatou. Na ocasião, confessou ela, demonstrou a surpresa e apreensão por ter que atuar numa realidade até então desconhecida em sua trajetória profissional.


A autista mencionada é Giovana Araújo, então com três anos que, nas palavras de Jaqueline, teve grande influência na transformação de sua carreira e em seu projeto de vida. “A Giovana foi o meu "estopim". Ela mostrou a minha missão. Através dela, comecei a estudar... estudar e estudar”, apontou.


A relação de afeto entre as duas continua. No evento, Jaqueline presenteou Giovana com um banner exibindo uma ilustração que a retratava feito por ela mesma - um de seus maiores talentos é o desenho. O gesto, carregado de afeto e reconhecimento, foi retribuído com uma carta escrita especialmente para a professora, expressando sua gratidão e admiração.


Em 2016, foi criada a Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na EMEIF Maria Luiza Malzoni Rocha Leite. Jaqueline foi a primeira a trabalhar no espaço de inclusão. Seu pioneirismo não se limitou ao trabalho com alunos, mas ao apoio aos pais e responsáveis para a conquista de direitos e melhorias sociais.

“E desde 2014 a gente trava uma luta pra conseguir acompanhante... para conseguir transporte. E hoje aqui, vendo vocês, sei que estamos juntos. Têm mães aqui que eu converso pelo WhatsApp que eu nem conheço. Sei do caso dos filhos e eu nem conheço. Então, fazer parte desse momento com vocês, pra mim é muito importante. Porque mesmo eu morando em Matão, mesmo eu trabalhando hoje em Araraquara, eu ainda tenho vínculo com muitas pessoas aqui”, pontuou.

No final, Jaqueline leu uma mensagem direcionada aos pais e responsáveis com uma mensagem em destaque: “Nunca desistam”.


Leia a íntegra:

Hoje, quero falar diretamente ao coração de cada um de vocês. Sei que o caminho nem sempre é fácil. Sei das noites em claro, das batalhas diárias, das lutas silenciosas e, muitas vezes, da sensação de que o mundo não compreende a grandeza do amor que vocês carregam no peito.

Mas quero que saibam: vocês são a força, a voz e o porto seguro dos seus filhos. Cada pequeno avanço deles é uma vitória imensa, conquistada com a dedicação, o carinho e a coragem de vocês. Nunca deixem que ninguém os faça duvidar do quanto são fundamentais na vida dos seus filhos.

Sei que há momentos difíceis, mas desistir nunca será uma opção. Seus filhos têm direitos, têm potencial e, acima de tudo, têm vocês! Juntos, somos mais fortes, mais visíveis e capazes de transformar o mundo para que ele abrace cada criança, cada jovem, cada adulto neurodivergente com respeito e dignidade.

Sigam firmes! Vocês não estão sozinhos. A luta de vocês é também a nossa, e, com amor e perseverança, construiremos um futuro mais inclusivo, mais justo e cheio de esperança.

Nunca esqueçam: vocês são inspiração, amor e resistência. E seus filhos são luz!

Muito obrigado!
Nunca esqueçam: vocês são inspiração, amor e resistência. E seus filhos são luz!
Muito obrigada!

Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page