top of page

Câmara Mirim de Motuca realiza 3ª Sessão Ordinária nesta segunda (28)

há 4 minutos
2 min de leitura

Encontro será às 18h, no plenário da Câmara Municipal. Nas duas primeiras Sessões, os vereadores mrins apresentaram propostas sobre iluminação pública, equipamentos para uma escola, bebedouros em praças e manutenção do ginásio de esportes.

 

Iniciativa busca aproximar os jovens da participação política. Foto: Reprodução
Iniciativa busca aproximar os jovens da participação política. Foto: Reprodução

A Câmara Mirim de Motuca realiza nesta segunda-feira (28), às 18h, sua 3ª Sessão Ordinária, no plenário “Lúcio dos Santos”, na Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pelo endereço https://www.youtube.com/@camaramunicipaldemotuca9651/streams

 

Na 1ª Sessão Ordinária (assista), realizada em 30 de junho, Anthony Felipe Nascimento Rodrigues leu o artigo 3º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): 

“A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. 

Também foi lida a Indicação nº 1/2026, apresentada por Anthony, que solicita à Prefeitura a instalação de pontos de iluminação pública em locais do município. Em seu pronunciamento (assista), Anthony disse ter recebido de moradores relatos de insegurança em áreas com pouca iluminação.

 

Na 2ª Sessão Ordinária (assista), realizada em 31 de agosto, Micaela Ilário dos Santos leu o artigo 5º do ECA: 

“Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.” 

Foi apresentada a Indicação nº 2/2026, de Ana Carolina Lima Sipriano, solicitando estudos para a compra de uma televisão smart com carrinho móvel, destinada a atividades pedagógicas em unidade escolar. A justificativa menciona um abaixo-assinado e a possibilidade de uso do equipamento por diferentes turmas.

 

Kauan Gentil Zamboni Marques apresentou outras duas propostas. A Indicação nº 3/2026 sugere a instalação de bebedouros em praças, com oferta de água também para animais de estimação. A Indicação nº 4/2026 pede a substituição de vidros quebrados no ginásio de esportes. Segundo a justificativa lida na sessão, as aberturas permitem a entrada de pombos e sujeira no espaço.

 

A Câmara Mirim foi instalada em 26 de maio, com a posse de nove vereadores mirins para um mandato de um ano. Na solenidade, os estudantes elegeram a Mesa Diretora: Thayla Carolina Mazzi para presidente, Anthony Felipe Nascimento Rodrigues para vice-presidente, Kauan Gentil Zamboni Marques para primeiro secretário e Manuelly Fernandes Gouvêa para segunda secretária.

 

O projeto foi proposto pelo vereador Gabriel Muniz da Silva em 2017 e contou com a articulação da conselheira tutelar Mara Vanzan Marques, além do apoio do Executivo e do Legislativo. A iniciativa busca aproximar os jovens da participação política e permitir que apresentem demandas identificadas nas escolas e em outros espaços da cidade. Durante a posse, Thayla afirmou que a experiência ajudaria os estudantes a entender mais sobre política.

 
 
 

Comentários


 CONTATO 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page