top of page

Com 42 doses, Motuca deve iniciar hoje vacinação de profissionais da saúde contra a Covid

A vacinação contra a Covid-19 deverá se tornar realidade hoje (21) em Motuca, após dez meses da pandemia que já resultou em mais de 212 mil mortes no país e vitimou 4 moradores. Os profissionais de saúde serão os primeiros a receber as 42 doses direcionadas ao município (veja no final da matéria a distribuição por município da região).


Um veículo da Prefeitura escoltado por viaturas policiais irá buscar as caixas refrigeradas com os imunizantes em Araraquara por volta do meio dia e deixará as doses de Santa Lúcia e Rincão antes de vir para Motuca. Caso não haja nenhum imprevisto, a vacinação deve iniciar por volta da 13h30.


A quantidade, de acordo com o Secretário de Saúde Márcio Aparecido Contarim, é insuficiente para imunizar o público alvo. “Tinha que vir pelo menos a todos os funcionários da saúde, que são 83, mas já encaminhei e-mail às autoridades regionais questionando os critérios utilizados para a escolha, pois para mim todos que atuam na saúde como recepcionistas, farmacêuticos, motoristas e pessoal da limpeza também fazem parte da linha de frente”, considera.


A Diretoria Regional de Saúde (DRS 3), com sede em Araraquara, informou a Secretaria de Saúde de Motuca que as doses devem ser encaminhadas semanalmente aos municípios para contemplar os públicos alvos iniciais da campanha (ver abaixo quem são e as datas previstas para a imunização).


Contarim demonstra preocupação com a continuidade da campanha de imunização em virtude da falta de insumos para a produção dos imunizantes. Para ele, o Governo Federal vem agindo de forma contrária aos interesses do país ao confrontar politicamente a Índia e a China, detentores das tecnologias que viabilizam as vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca, autorizadas neste mês de forma emergencial pela Anvisa. “Quando se está no poder é preciso esquecer um pouco a ideologia”, avalia.


Público alvo e datas da 1ª etapa da vacinação
Dose 1:
25/1: Profissionais da saúde, indígenas e quilombolas
8/2: Pessoas com 75 anos ou mais
15/2: Pessoas com 70 a 74 anos
22/2: Pessoas com 65 a 69 anos
1º/3: Pessoas com 60 a 64 anos
Dose 2:
15/2: Profissionais da saúde, indígenas e quilombolas
1º/3: Pessoas com 75 anos ou mais
8/3: Pessoas com 70 a 74 anos
15/3: Pessoas com 65 a 69 anos
22/3: Pessoas com 60 a 64 anos
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Conheça a quantidade de doses distribuída por município na região:


bottom of page