top of page

Censo disponibiliza 4 vagas em seleção para moradores de Motuca; inscrições vão até 19/3


Reaberto após ser suspenso no ano passado por causa da pandemia, o Processo Seletivo do Censo Demográfico 2021 disponibilizará quatro vagas de recenseadores para moradores de Motuca, dos quais uma será reservada para pessoas pretas ou pardas (PPP). De acordo com o simulador da remuneração, que será calculada pela produção, o salário no município poderá chegar a mais de R$ 2.100,00 com 40 horas/semanais de trabalho. O mínimo é 25 horas/semanais (acesse o simulador).


As inscrições devem ser realizadas pela internet até o dia 19 de março (acesse o site). Para participar, é preciso ter concluído o ensino fundamental. A taxa inscrição é de R$ 25,77. A prova está prevista para acontecer no dia 24 de abril com os seguintes conteúdos: língua portuguesa, matemática, ética no serviço público e conhecimentos técnicos. Os resultados serão divulgados em sete de maio.


Assista ao vídeo explicativo como fazer a inscrição:


O Censo Demográfico está em sua 13ª edição. É realizado a cada dez anos (a exceção foi ano passado), com o propósito de contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem. As informações e dados são utilizados em políticas públicas pelas esferas governamentais e na tomada de decisões pela iniciativa privada. Em todo o Brasil serão mais de mais de 200 mil profissionais contratados entre recenseador e agente censitário.


O que faz o recenseador:

O recenseador deve coletar, presencialmente ou por telefone, informações do Censo 2021 em todos os domicílios do setor onde atua, que devem ser registradas no dispositivo móvel da coleta. Por causa da pandemia, devem realizar o trabalho com máscaras e protetor facial (face shield). Saiba mais no vídeo abaixo:



bottom of page