top of page

Casos de picadas de escorpiões levantam a preocupação de moradores


Ingrid encontrou mais de dez escorpiões em sua casa. Seu marido foi picado no chão da sala

Nas últimas semanas surgiram vários casos de picadas de escorpiões na cidade. O aparecimento se deve ao tempo quente e a maior oferta de alimentos, principalmente insetos como besouros e mosquitos. Por estarem situadas bem próxima da área rural, as residências de Motuca são suscetíveis à infestação do animal, cujo veneno pode levar à morte, principalmente de crianças, idosos e de pessoas com baixa imunidade.


Leia também:


"Minha preocupação maior é minha filha", diz

Um dos bairros com maior incidência é o Jardim Bela Vista. O morador Manoel Santana da Silva, de 30 anos, foi picado na região da testa enquanto tirava um cochilo no chão da sala. “Achei que era um inseto, dei um tapa forte e quando vi era um escorpião”, lembra ele, que procurou imediatamente socorro médico no Centro de Saúde da cidade.


De acordo com esposa Ingrid Conceição dos Santos, de 22 anos, já foram encontrados mais de dez escorpiões na casa onde moram com a filha de dois anos. “Minha preocupação maior é com ela”, aponta.


Ingrid diz que procura manter o quintal limpo, mas reclama da grande quantidade de entulho e sujeiras em Área Verde localizada em frente de sua casa. “Tem pessoas que jogam constantemente e a Prefeitura não vem aqui fazer a limpeza”, diz. “É preciso que façam alguma coisa antes que aconteça uma tragédia”, completou.


Moradores reclamam de sujeira em Área Verde

Além da Área Verde, a residência onde mora o casal está localizada próxima de uma plantação de cana. Praticamente todos da vizinhança já encontraram um escorpião em casa. Uma das moradoras, com duas crianças pequenas, relatou ter achado no interior da casa. “Agora vivo procurando, pois não consigo nem dormir de preocupação”, diz. Outra vizinha relata que o sogro, que mora na mesma rua, sofreu picada no sofá da sala.


Residente no Centro, Edno acredita que os animais apareceram pelo ralo do banheiro

Mas não é somente nas proximidades de canaviais que os escorpiões estão sendo encontrados. Morador do Centro, o ajudante de serviços gerais Edno Bonifácio revela ter encontrado três animais no quintal da sua casa. “Acredito que vieram pelo ralo do banheiro”, relata ele, que guardou os animais num recipiente de vidro.


Orientação

Diante da situação preocupante, autoridades de saúde local articulam a criação de estratégia voltada a enfrentar os ataques dos escorpiões. “Infelizmente não existem venenos para matá-los, então temos que reforçar a orientação aos moradores para deixarem os quintais limpos e tomarem alguns cuidados como vedar frestas de portas e janelas, além de tapar os ralos”, relata. De acordo com ela, as agentes de saúde estão realizando as orientações aos moradores. Também está previsto um arrastão na cidade para eliminar possíveis locais de abrigos dos animais.

bottom of page