top of page

O fim está próximo?


Fogo caindo do céu ou água inundando o planeta, terremotos em níveis jamais vistos, a vida sendo dizimada de uma vez só! Quem nunca se deparou com previsões desse tipo? Alguns casos chegam a beirar o senso da loucura como a estranha história da galinha que botava ovos com mensagens bíblicas.

Aconteceu na Inglaterra, em 1806, quando espalhou-se pelos arredores que uma galinha estava botando ovos com a frase “Cristo está chegando”. Inacreditavelmente não faltaram crédulos não só para esperar o juízo final, mas também para endossar esse fato que acabou tomando proporções grandiosas. Só sossegaram quando alguém teve a brilhante idéia de conferir a tal da galinha profeta botando. Descobriram o óbvio, tudo era uma farsa de seu dono com espírito de porco. O boato se dissipou, pararam de procurar pelo em ovo e, no final, a pobre galinha é que acabou pagando o pato.

Embora sejam malucas, nem todas as profecias partem de premissas tão estúpidas como animais adivinhos, muitas asneiras procuram embasamento bíblico também. Na tradição cristã, o número 666 é considerado o número da besta, então não demorou muito para que no século XVII, exatamente no ano de 1666, alguns religiosos baseando-se em interpretações bíblicas proclamassem que o mundo acabaria consumido em chamas no 10º mês desse ano “bestial”. Curiosamente justamente em setembro uma pastelaria pegou fogo em Londres. Houve um tumulto enorme e todos saíram correndo pelas ruas gritando que o apocalipse já havia chegado.

As passagens de cometas ao redor da Terra também alimentaram as mentes de muitos lelés de plantão. Quando o cometa Halley estava para passar em 1910 houve nos Estados Unidos um burburinho que ganhou páginas de jornais. A cauda do cometa possuía gases tóxicos que poderiam espalhar-se pelo planeta. Mesmo cientistas tentando explicar que a coisa não era bem assim o pânico já estava generalizado.

Na data da passagem do cometa, milhares de pessoas procuraram abrigos em cavernas, cavaram esconderijos, estocavam comida ou se aglutinavam nas igrejas rezando para esperar o final que estava próximo. Menos alarmante, mas não menos peculiar, a passagem em 1997 do cometa Hale-Bopp fez a cabeça de algumas pessoas que fundaram a seita Heaven's Gate. Diziam que o mundo estava para acabar e apenas alguns seriam salvos justamente por uma nave espacial que viria no rastro desse cometa. Pois é, o cometa passou, a nave não veio e os membros dessa seita acabaram se suicidando.

Toda virada de século sempre foi uma boa data para apocalipses, mas talvez nenhuma outra tenha sido tão alardeada quanto a chegada do século XXI. Baseadas em escritos de Nostradamus, que sempre deram interpretações dúbias, muitas pessoas começaram a temer um trecho de suas profecias: "O ano de 1999, sétimo mês / Do céu virá um grande rei do terror". Não precisou de muita imaginação para que boatos sobre o Armageddon retornassem.

Não menos badalado foi o famoso Bug do Milênio, aonde o final dos tempos não viria mais dos céus e sim das máquinas. Diziam que os computadores não distinguiriam o ano 2000 de 1900 e todos entrariam em pane, causando vários transtornos, entre eles apagões e até um grande holocausto nuclear (exagerar sempre faz parte de todo final de mundo). Enfim, o 1º dia do século XXI chegou mansinho, os computadores não entraram em pane e possivelmente o único problema mesmo foi a ressaca por causa do dia anterior.


bottom of page