logo_final.png

A falta de causos!


Quantos causos seriam possíveis de serem contados se tivéssemos uma cidade com lembranças de seu passado ou um passado com muitas lembranças?

Quando contamos um causo voltamos ao passado e damos vida aos personagens que ali viveram, que são relembrados por suas posses ou até mesmo por suas características exclusivas, que os tornaram um morador diferenciado dos demais. Infelizmente nossa cidades esta pobre... sem oferta de material.

Motuca em seu passado não tão distante possuía propriedades rurais com muitas casas e casarões. Hoje vemos uma cidade em sua plena juventude, mas praticamente morta em sua história cultural.

Grande parte da lembrança de seu passado foram enterradas por máquinas de esteira ou vendidas para serem demolidas... ai eu pergunto: onde estão nossas lembranças do passado... onde estão as fazendas e sítios que fizeram a história de Motuca?

Sei que fazemos um silêncio e, neste silêncio, viajamos ao passado e levamos nossos sonhos com o vento, que se despedaçaram melancolicamente assim que o vento passou.

Em nome do progresso e da produção desenfreada de cana hoje nos sentimos mais ricos. No entanto, muito mais pobres ficamos culturalmente.

Nada podemos fazer! Somos um povo que perdeu sua identidade. Somos simplesmente uma denominação dentro de um mar verde de cana. Mesmo tendo visão estamos cegos.

Esta cegueira nos tira as belezas da vida. O descaso nos leva a hipocrisia e esta nos tira nossa identidade.

Talvez tenhamos que começar a construir nossa nova identidade. Que tenha hábitos e costumes formadores de uma população consistente, com personalidade forte, mas, com a humildade e simplicidade do nosso interior onde perdurem nossas histórias, nossa própria história de vida... nossos causos.

Sem esses fatores que formam muitas riquezas dentro de seus diversos significados hoje me sinto ainda mais pobre... sem lembranças e... sem causos. Até!


#cultura #causos

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185