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Grupos de alimentos: conheça e faça a escolha saudável!


Energéticos(Carboidratos):

Fornecem energia. Prefira cereais integrais aos refinados.Exemplos: Cereais (arroz, milho, trigo, aveia, centeio, quinoa) e derivados (farinhas e massas como macarrão, pães), feculentos (batata, inhame, cará, mandioca e batata doce).

Reguladores (Vitaminas, Minerais e Fibras): Devem ser consumidos diariamente para auxiliar em todas as funções do organismo. O consumo de alimentos ricos em fibras pode reduzir o risco de desenvolvimento de várias doenças, como diverticulite, câncer de cólon, dislipidemias, hipertensão arterial, diabetes mellitus e DCV (doenças cardiovasculares). Frutas em geral (incluindo as cítricas). Exemplos: Legumes em geral: não confundir os feculentos citados acima com legumes (cenoura, chuchu, abobrinha, berinjela, beterraba, abóbora, pepino). Verduras: couve, agrião, alface, escarola, acelga, espinafre, almeirão, rúcula, etc.

Construtores (Proteínas, Ferro e Cálcio) Importantes na construção e reparação do organismo, além de participarem na formação de hormônios, enzimas e anticorpos. Ferro: Ajuda a prevenir e combater a anemia ferropriva. Cálcio: Ajuda a prevenir e combater a osteoporose. Combine as proteínas vegetais com alimentos do grupo dos carboidratos para melhorar a qualidade dessas proteínas e com alimentos fonte de vitamina C (ex: frutas cítricas) para melhorar a absorção do ferro. Exemplos: Proteína + Ferro (origem animal): frango, peixe, carne bovina e suína; ovos. Evite os embutidos e frituras. Prefira as preparações assadas, cozidas ou grelhadas. Proteína + Ferro (origem vegetal): leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, soja e ervilha). Proteína + Cálcio (leite e derivados): queijo, iogurte, coalhada.

Energéticos 2 (Gorduras e Açúcares)

As gorduras são nutrientes excessivamente calóricos, porém auxiliam na absorção das vitaminas A, D, E e K. Dê preferência aos óleos vegetais e azeite. Gorduras e açúcares, se consumidos em excesso, podem causar vários problemas ao organismo como: obesidade, dislipidemias e doenças cardiovasculares. Exemplos: Gorduras: óleos vegetais, azeite, manteiga, margarina e maionese. Açúcares: açúcar refinado, doces em geral e sorvetes.


Fonte:

Alimentação saudável: mais cor e sabor no seu prato (acessar publicação)

Realização:

Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Agricultura e Abastecimento - Codeagro)

#hábitossaudáveis #saúde #alimentação

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