logo_final.png

Motivos para estar em forma



Primeiramente quero dizer que concordo plenamente com todos aqueles que vão dizer que comer é muito gostoso e coisa e tal, que não vive sem o refrigerante, o sorvete no verão, o chocolate quente no inverno e aquela cervejinha que acompanha o churrasquinho do final de semana, hum...

Em segundo lugar digo que se pode comer de tudo, mesmo que seja um pouco calórico, com tanto que se tenha moderação e se a questão for só gordura corporal. Por que o que vai fazer com que você engorde ou emagreça é o balanço calórico diário, se esse for positivo, ou seja, se você ingerir mais calorias do que gasta durante seu dia você vai ganhar uma aumento de gordura corporal. Mas, se esse balanço for negativo, consequentemente você perderá gordura. O mais importante de tudo isso é não fazer dietas! É isso mesmo, a melhor forma de ter uma boa saúde e chegar ao peso desejado é não fazer essas dietas da moda, procure um nutricionista e faça uma reeducação alimentar aliada a pratica regular de atividade física, e com uma “dose” de paciência os resultados começarão a aparecer.

A obesidade já é considerada uma epidemia mundial independente de condições econômicas e sociais.

Listei uma serie de doenças associada à obesidade, das quais pretendo discutir e esclarecer futuramente nesse espaço. São elas: hipertensão, problemas cardiovasculares, respiratórios, gastrointestinais, metabólicas, neurológicas, renais, ortopédicas, câncer, diabetes mellitus entre outras. Está bem estabelecido que fatores genéticos tenham influência neste aumento dos casos de obesidade.

No entanto, o aumento significativo nos casos de obesidade nos últimos 20 anos dificilmente poderia ser explicado por mudanças genéticas que tenham ocorrido neste espaço de tempo. Sendo assim, os principais fatores envolvidos no desenvolvimento da obesidade têm sido relacionados com fatores ambientais, como ingestão alimentar inadequada e redução no gasto calórico diário. Sabemos que toda mudança é difícil, hábitos que foram moldados inadequadamente por anos e até mesmo décadas, porém, para que se consiga ter uma vida saudável essas precauções são indispensáveis.

Deixo o seguinte dilema, ponha na balança e tire suas conclusões, o que é mais vantajoso “perder” 30 minutos diário com atividade física e um pouco de esforço para se controlar diante das guloseimas que o dia nos prova ou perder grande parte de nossa vida tratando doenças que poderiam ser evitadas? Como disse a escolha é sua!.


0 comentário
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185