top of page

Tuca reitera pedido de melhorias na iluminação em via do Distrito Industrial

há 57 minutos
3 min de leitura

Vereador solicitou instalação de braço de iluminação em trecho próximo a empresas e ao pátio municipal.


O parlamentar também relatou possível dano a uma calçada da Praça da Vila Malzoni causado por caminhão. Foto: Reprodução/Câmara
O parlamentar também relatou possível dano a uma calçada da Praça da Vila Malzoni causado por caminhão. Foto: Reprodução/Câmara

A falta de iluminação em um trecho da Rua Romildo Siqueira Lins motivou uma solicitação do vereador Marcos Donizete Rodrigues Faria (Tuca) à Prefeitura de Motuca. O parlamentar pediu durante a 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada segunda (4), a instalação de um braço de iluminação pública e sugeriu medidas complementares para melhorar a visibilidade e a segurança no local. Marcos também anunciou que buscará esclarecimentos sobre a instalação de lombadas na cidade, relatou uma possível ocorrência de danos a uma calçada pública e defendeu a valorização dos servidores municipais.



Melhorias na iluminação pública

Por meio da Indicação nº 73/2026, Tuca solicitou à Prefeitura a instalação de um braço de iluminação pública na Rua Romildo Siqueira Lins, no Distrito Industrial, em local próximo à oficina do Boquinha.


Segundo o vereador, a deficiência na iluminação já foi apontada em solicitações anteriores, inclusive durante a legislatura passada. “Desde o outro mandato a gente vem pedindo, pois aquela rua é muito escura”, declarou.


Tuca explicou que a instalação de um novo ponto de iluminação poderá melhorar as condições de segurança para as empresas localizadas nas proximidades e para o pátio da Prefeitura.


O parlamentar também sugeriu alternativas caso a instalação do equipamento não seja suficiente para resolver o problema. “Eu pedi para ver se consegue acrescentar braço de luz lá, que está faltando. E, se isso não resolver o problema, providenciar podas naquelas árvores”, declarou.


Outra possibilidade mencionada foi a instalação de um refletor voltado para a área externa do pátio municipal, de maneira a ampliar a iluminação do entorno.


Questionamentos sobre instalação de lombadas

O vereador também manifestou intenção de procurar o prefeito para esclarecer quais solicitações motivaram a instalação de duas lombadas em uma via do município. Ele relatou que, após conversar com um morador, recebeu a informação de que os redutores de velocidade teriam sido construídos em decorrência de um abaixo-assinado, e não de pedidos apresentados pelos parlamentares.


Segundo Marcos, a situação levantou dúvidas sobre o reconhecimento das indicações e cobranças encaminhadas pela Câmara. “A gente briga tanto para quando sai uma lombada na cidade. [...] Ele falou assim... que a lombada saiu não porque o vereador pediu, porque foi feito um abaixo-assinado”, relatou.


Relato de possível dano a calçada pública

Outro assunto abordado pelo vereador foi uma informação recebida pouco antes da Sessão sobre um caminhão estacionado sobre a calçada de uma praça próxima à Câmara Municipal. Tuca afirmou que, segundo o relato recebido, as rodas do veículo estariam sobre o passeio público e poderiam ter provocado o afundamento de parte da estrutura. “Não consegui chegar ao local porque estava vindo para cá, mas me foi relatado que afundou a calçada. Não sei se é verdade também”, afirmou.


Segundo o vereador, caso os danos sejam confirmados, será necessário apurar as circunstâncias e identificar os responsáveis. “Vou ligar logo cedo para o Niego (diretor de obras), para ele ir lá fiscalizar... se isso está acontecendo. E, se estiver acontecendo, quem está fazendo, tem que arcar com as consequências”, declarou.


Valorização dos servidores públicos

Durante sua manifestação, Tuca também parabenizou os funcionários da Câmara Municipal e da Prefeitura de Motuca, destacando a colaboração prestada aos vereadores na elaboração de indicações, requerimentos e outras atividades legislativas. O parlamentar afirmou que os servidores da Câmara auxiliam os vereadores mesmo quando as solicitações são encaminhadas durante o expediente de trabalho dos parlamentares.

Ele também defendeu o reconhecimento dos funcionários do Executivo e do Legislativo.

Comentários


 CONTATO 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page