top of page

Tuca apresenta projeto para ampliar transparência em licitações e parabeniza atletas da cidade

O vereador Marcos Donizeti Rodrigues Faria (Tuca) utilizou seu tempo na tribuna na 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Motuca, realizada nesta segunda (1), para parabenizar atletas do município que conquistaram medalhas no Campeonato Panamericano de Caratê e anunciar um projeto de lei de sua autoria voltado ao fortalecimento da transparência pública.


Atletas de Motuca e Rincão são destaque no Panamericano

Tuca iniciou sua fala celebrando as conquistas dos atletas José Henrique e Daniela Silva, que representaram Motuca e Rincão no Campeonato Panamericano, disputado entre os dias 20 e 23 de novembro. O vereador destacou que os jovens somaram cinco medalhas, sendo José Henrique campeão em duas categorias — luta em equipe e luta individual — e Daniela campeã na luta por equipe, além de duas medalhas de bronze, na luta individual e no katá. Agora, ambos estão classificados para o Mundial na Eslovênia, em outubro de 2026. “Quero parabenizar vocês, meninos e meninas... e que possam trazer o título de lá também", comemorou.


Transparência em processos licitatórios

Tuca apresentou detalhes do Projeto de Lei nº 33/2025 (acesse), de sua autoria, que será analisado nas próximas reuniões da Casa. O objetivo, de acordo com ele, é ampliar a transparência da administração pública por meio da divulgação obrigatória e acessível os processos licitatórios e contratações realizadas pelo município. O vereador explicou que o tempo excessivo para obtenção de informações — como contratos e documentos solicitados pelos parlamentares — reforça a necessidade de um sistema mais eficiente e claro. “Se pedimos um contrato, demora 15 dias. Se não vem, o Executivo tem direito a mais 15. Depois de 45 dias é que recebemos a resposta. Com esse projeto, tudo estará disponível no sistema: contratação, compra direta, licitatório… tudo ao alcance de um clique.” Tuca afirmou que o município tem potencial para ser exemplo em governança e controle social: “Quem sabe, com o passar do tempo, Motuca não seja um exemplo a ser seguido em transparência".


Tramitação e apelo aos colegas

Por fim, o vereador adiantou que o projeto deverá ser votado na próxima Sessão e pediu atenção especial dos colegas vereadores. “Eu peço que os novos colegas vejam com carinho e nos ajudem a aprovar este projeto, que serve para o prefeito atual e também para os futuros prefeitos", concluiu.


Assista ao discurso:


 
 
 

Comentários


 CONTATO 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page