top of page

Saiba o que é ODS, agenda que busca o desenvolvimento sustentável das cidades

Em 2015 os países-membros da ONU (Organização das Nações Unidas) se reuniram para discutir o futuro do planeta e formas de promover paz e prosperidade para todos. Desse encontro, surgiram um plano de ação e um conjunto de metas, sintetizados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são o caminho proposto para a efetivação da Agenda 2030. Com 17 objetivos e 169 metas, os ODS estão fundamentados nos três pilares do desenvolvimento sustentável: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.


O cumprimento desta agenda é tarefa extremamente desafiadora. Abrange questões que vão da erradicação da pobreza ao consumo responsável, passando pela igualdade de gênero, saúde pública, educação, pelo combate às mudanças no clima e o fortalecimento das instituições democráticas.


Para o sucesso de um projeto tão ambicioso, é imprescindível que cada país estabeleça estratégias, políticas, planos e programas consistentes com cada uma das metas e que a evolução do processo de implementação seja regularmente monitorada.

O tempo é curto e o desafio, enorme, já que os ODS devem ser cumpridos até 31 de dezembro de 2030. A hora de nos comprometermos, portanto, é agora.


Saiba mais no site do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo:





bottom of page