top of page

Prefeitura de Motuca se posiciona contrariamente ao retorno das aulas como prevê o estado

A Prefeitura de Motuca não irá seguir as orientações do Governo Estadual para o retorno das aulas presenciais previsto para acontecer no dia 7 de outubro, conforme o Plano Paulista (acesse) divulgado no dia sete deste mês.


O anúncio foi realizado pelo prefeito João Ricardo Fascineli por meio de vídeo gravado ao lado da secretária de educação Cristina Sanches (assista). “Nós da Prefeitura de Motuca somos contra essa volta às aulas enquanto não se definir uma vacina ou algo que realmente deixe a gente tranquilo”, destacou o prefeito. “Queremos deixar bem claro que nossas crianças nossas profissionais, professores... todos os que estão na escola devem estar protegido”, complementou.


Ricardo, no entanto, aventou a possibilidade de seguir as orientações do estado caso a maioria dos pais ou responsáveis demonstrem sua posição protocolando-a na Prefeitura.


Pelo Plano do Governo do Estado, as aulas retornarão desde que sejam obedecidas diretrizes de segurança. Todo o estado deve estar na fase amarela do Plano SP por 28 dias, iniciando a contagem de 14 dias com 80% da população do estado + 14 dias com 100%. É necessário que as redes públicas e privadas planejem seu retorno de acordo com protocolo do estado.


O Governo também autorizou escolas públicas e privadas localizadas em regiões que estão na fase amarela do Plano SP há 28 dias a abrirem para reforço escolar e atividades opcionais a partir do dia oito de setembro, caso avaliem necessário.


As aulas em Motuca estão suspensas desde o dia 23 de março (acesse), seguindo decreto publicado pelo Governo Estadual. Desde então vêm estão sendo desenvolvidas de forma remota com plantões presenciais de atendimento em dias específicos na semana. Os plantões foram questionados por profissionais de ensino por serem iniciados em momento de crescentes casos de Covid-19 na cidade.


Pelo último Boletim Epidemiológico, o município possui 42 casos positivos, sendo que dois ainda estão em tratamento em isolamento domiciliar. Existem ainda dois casos suspeitos aguardando resultado de exames. Duas mortes já foram registradas na cidade.


Santa Lúcia também é contra

Santa Lúcia também já anunciou que é contra o retorno das aulas nos moldes preconizados pelo governo estadual (acesse). "Pensando na saúde das crianças, dos seus familiares e dos profissionais da Educação, ficou decidido que as aulas presenciais em nosso município só retornarão em 2021", disse a secretária Marina Carla Ozias nas redes sociais.

bottom of page