Prefeito diz que aulas presenciais retornam provavelmente na semana que vem
- Redação
- 23 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Suspensas desde o dia 23 de março do ano passado em virtude da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais em Motuca devem retornar na semana que vem. O anúncio, ainda não oficial, foi feito pelo prefeito João Ricardo Fascineli em entrevista para o Portal AcidadeOn Araraquara (Leia aqui). “As aulas continuam suspensas no município e provavelmente voltarão na semana que vem”, declarou, justificando a medida em virtude do município estar há um mês sem registrar novos casos da doença.
Até ontem (22) os diretores das escolas municipais e os professores ainda não haviam sido informados sobre a previsão de retorno. Na sexta (17), os profissionais da educação do município participaram de palestra com o tema: Covid-19, Cultural e Educação - Esperançar a Escola, realizada pela educadora Liamara Izilda Turn.
O município já vacinou todos os servidores da educação com uma dose, mas nem todos completaram a imunização. No inicio do ano letivo a Prefeitura elaborou Protocolo Sanitário com medidas para evitar a contaminação.
Desde o dia 2 de agosto, as escolas estaduais, municipais e particulares do estado de São Paulo estão autorizadas a retornar às aulas presenciais, podendo atender até 100% dos estudantes. A volta ainda é facultativa, a critério dos pais ou responsáveis. Em Motuca, os alunos do ensino médio, de responsabilidade do estado, já estudam nas unidades.
Na rede municipal de ensino, o limite de atendimento vai respeitar a capacidade física de cada unidade, mantendo o distanciamento de um metro entre os alunos. A orientação é para que as pessoas com qualquer sintoma da Covid-19 procure auxílio médico e não compareça à unidade escolar.
Aulas remotas
As aulas remotas vêm sendo criticadas por profissionais da educação, que relatam falta de estrutura no município, com equipamentos ultrapassados e internet com velocidade insuficiente para suportar as transmissões ao vivo. Outro ponto questionado é a falta de participação de grande parte dos alunos, que não seguem as orientações para a busca e entrega das atividades.
Comentários