top of page

Novos indicadores do SUS estimulam equipes de Saúde de Motuca a aprimorar gestão e atendimento

Equipes do Departamento de Saúde de Motuca vêm realizando ações para se adequar às mudanças trazidas pelos novos indicadores e metas de desempenho do SUS, definidos neste ano pelo Ministério da Saúde. As alterações passam a orientar a avaliação dos serviços e influenciam diretamente o repasse de recursos federais ao município. O assunto foi um dos principais discutidos na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, no final de setembro.


Foco na saúde

O diretor de Saúde, Pedro Henrique Mascelani, explicou que o novo modelo exige adequação e acompanhamento constante dos resultados. “Esses indicadores exigem acompanhamento constante. Se não cumprirmos as metas, podemos ter perda de repasses. Nosso foco é manter Motuca financeiramente equilibrada e com um atendimento cada vez melhor”, declarou.


Equipes mobilizadas

Ele informou que as novas metas foram instituídas por uma portaria federal e que todos os municípios do país deverão se ajustar a elas. Em Motuca, o trabalho já começou, com o envolvimento das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) tanto na área urbana quanto no assentamento. “A Alessandra, que é a enfermeira responsável pelo ESF urbano, e a Ariane, no Assentamento, vêm trabalhando em conjunto com os agentes para cumprirmos esses indicadores”, disse.


Atingir metas e melhorar atendimento

Mais do que atender às exigências do Ministério, acrescentou ele, a meta do Departamento é melhorar a qualidade do atendimento e o relacionamento com os usuários. “Iremos acompanhar os indicadores, sem esquecer da qualidade do atendimento, da receptividade, da hospitalidade e das boas práticas”, ressaltou Pedro.


Atuação coletiva

A enfermeira Cláudia Regis, que recentemente passou a integrar a coordenação das equipes de saúde, reforçou o compromisso de fortalecer o trabalho coletivo e manter a motivação dos profissionais diante das novas metas. “A intenção é organizar as equipes pra gente fazer o trabalho da melhor forma possível. Quando a gente produz um trabalho bom, é bom pra população e reflete na gente também”, afirmou.


Indicadores como ferramenta

Ela enfatizou que os indicadores devem servir como ferramenta de aperfeiçoamento e não apenas como cobrança por resultados. “A gente tem os indicadores, e eles vão mostrar que o serviço está funcionando — mas não é só bater meta. É pensar no coletivo e fazer algo que seja bom pra todo mundo”.


Investir em capacitação

A enfermeira Alessandra Cristina Caracciolo destacou a importância de fortalecer a capacitação das equipes e de garantir apoio mútuo entre os profissionais. “Falta um pouco de treinamento e a gente tem enfrentado alguns problemas", ressaltou.


Próxima reunião do Conselho de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde voltará a se reunir nesta quinta (30).às 9h, no Centro Médico Octávio Thomaz de Aquino para discutir e deliberar sobre os assuntos do setor.


Veja fotos da última reunião do Conselho de Saúde


 
 
 

Comentários


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page