Equipe da ESF passará a atender em prédio exclusivo para organizar fluxo de pacientes
- Redação

- há 20 minutos
- 2 min de leitura

O Departamento Municipal de Saúde de Motuca anunciou, em reunião do Conselho Municipal de Saúde realizada no dia 29 de fevereiro, a transferência de toda a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para um prédio específico do Centro Médico Octavio Thomaz de Aquino, desvinculando-a fisicamente do Pronto Atendimento (PA).
Leia também:
Reivindicação antiga
A medida atende a uma reivindicação antiga dos profissionais para organizar o fluxo de pacientes, que atualmente sofrem com a sobrecarga e a mistura de diferentes tipos de atendimento em um mesmo local.
Serviço mais dinâmico
"Acredito que a situação de fato irá melhorar. Ao concentrarmos o atendimento neste novo prédio, o serviço se tornará mais dinâmico para o cidadão, que encontrará toda a equipe reunida em um só local", declarou o diretor de saúde Pedro Henrique Mascelani aos conselheiros.
Fim da "confusão" no atendimento
O principal objetivo da mudança, complementou o diretor, é separar os casos de urgência e emergência das consultas de rotina e preventivas. De acordo com Pedro, a unificação atual prejudica a dinâmica do serviço. Com a nova estrutura, o prédio da ESF concentrará os agentes de saúde, médicos da família, enfermeiros, além do setor de vacinação.
Aproveitamento de estrutura existente
Para evitar gastos elevados e a demora de novas construções, a administração optou por adaptar um prédio já existente, onde são disponibilizados os serviços odontológicos e terapêuticos. "Não sei se o prédio é o ideal... acredito que não, pois o fluxo de pessoas é grande, mas vamos tentar adaptar e ver como é que vai ser", explicou ele, que adiantou algumas adequações necessárias como a instalação de pias nos consultórios para cumprir normas sanitárias e a reorganização de salas.
Conselho avaliou mudança de forma positiva
A proposta prevê que, assim que a nova empresa de recepção for contratada, profissionais dedicados exclusivamente ao prédio da ESF sejam alocados para organizar a triagem e o acolhimento. A mudança foi vista de forma positiva pelos conselheiros, que reforçaram que a separação é um desejo de longa data dos profissionais.
Fotos da reunião






















Comentários