Crianças de seis meses a menores de seis anos e gestantes já podem ser imunizadas contra a gripe a partir de hoje (10). Os próximos grupos prioritários iniciam no dia 22. São formados por profissionais da saúde, idosos a partir de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, presidiários, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), além de profissionais e funcionários de escolas. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai até o dia 31.
O dia de mobilização será em quatro de maio, quando as Unidades de Saúde ficarão abertas das 8h às 17h. “Aproveitaremos a campanha para atualizar a caderneta de vacinação”, relata a enfermeira Priscila Kelly Dias do Carmo. De acordo com ela, caso haja sobras de vacinas, serão disponibilizadas às pessoas que não se enquadram em um dos grupos.
A vacina contra a gripe protege contra os três subtipos do vírus que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul. Ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente. É considerada segura e importante para a prevenção de complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos. O slogan é “Não Coloque a sua vida e a de quem você ama em risco. Vacine contra a gripe”.
Mortes
Até março já foram notificados 232 casos de influenza e a morte de 50 pessoas no país.
A gripe diminui a imunidade da pessoa gripada e pode levar a infecções virais ou bacterianas. Em casos extremos, pode levar à morte.
Comentários