Com apoio do SEBRAE, AAMAR busca criar linha de produção nos Assentamentos da Fazenda Monte Alegre
- Redação

- 13 de ago.
- 2 min de leitura
Agentes apresentaram o programa ALI Rural e apontaram alternativas para fortalecer a agricultura familiar e a comercialização de produtos

Em reunião inicial para adesão a uma parceria estratégica, a Associação Agrícola da Monte Alegre e Região (AAMAR) recebeu agentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Araraquara para apresentar o programa ALI Rural (Agente Local de Inovação) para o fortalecimento da agricultura familiar nos Assentamentos da Fazenda Monte Alegre.
Veja também:
Assista ao vídeo:
Durante o encontro, que reuniu dezenas de associados, os representantes do Sebrae destacaram a importância da organização dos produtores e apresentaram o programa gratuito de acompanhamento técnico por 12 meses, voltado à melhoria da gestão, produtividade e comercialização das propriedades atendidas. O objetivo é apoiar os agricultores para que possam criar uma linha de produção eficiente, diversificada e com maior valor de mercado.
Orientação técnica
O ALI Rural é um programa que oferece visitas mensais aos produtores, realizadas por diferentes profissionais como agrônomos, veterinários ou zootecnistas, além de dois encontros coletivos com palestras sobre temas de interesse dos produtores.
"Iremos analisar a propriedade de vocês e, juntos, chegarmos num ponto comum de melhoria.", destacou a agente Deise Nogueira.
Durante as visitas, são avaliados fatores como controle de produção, planejamento financeiro, planejamento de safra, gestão de insumos e acesso a mercados. A proposta é que, ao final do acompanhamento, os produtores aumentem o faturamento e tenham autonomia para manter a evolução por conta própria.
“O mais difícil vocês já têm, que é a terra. Agora é hora de aprender a transformar esse pedaço de chão em independência e renda”, ressaltou a agente Luciane Girasolo.
Produção coletiva e novos mercados
O evento também demonstrou a importância do trabalho em grupo e da articulação da AAMAR na busca por editais públicos, principalmente no fornecimento para escolas, Prefeituras e Programas Governamentais. A proposta é que os associados organizem um planejamento coletivo de produção, com divisão de tarefas e responsabilidades, de forma que possam atender às demandas com periodicidade e qualidade.
Diversificação
O objetivo é criar uma linha de produção estruturada, com produtos diversos como cenoura, melancia, batata-doce, chuchu, tamarindo e polpas de fruta. Para isso, os produtores destacaram a necessidade de equipamentos como lavadoras de cenoura e selos sanitários para produtos processados, de modo a viabilizar vendas em escala maior.
Apoio contínuo e mobilização
Ao final do encontro, ao menos 11 produtores manifestaram interesse imediato em participar do Programa. Os representantes do Sebrae reforçaram que o atendimento será totalmente gratuito, com visitas agendadas e possibilidade de contato por telefone ou WhatsApp em caso de dúvidas entre os encontros.
“Nosso papel não é fazer milagres, mas orientar, apoiar e abrir caminhos. A gente acredita no potencial de vocês”, destacou a agente Deise.




Comentários