top of page

Objetivo é garantir que 100% dos alimentos sejam produzidos nos Assentamentos, aponta presidente da AAMAR

Tereza Cereço (lado direito) durante o evento de formalização de apoio do Sebrae
Tereza Cereço (lado direito) durante o evento de formalização de apoio do Sebrae

A presidente da AAMAR, Tereza Cereço, explicou que o projeto para a criação de uma linha de produção com o apoio do Sebrae tem como meta garantir que 100% dos alimentos fornecidos às escolas sejam produzidos dentro dos próprios Assentamentos da Fazenda Monte Alegre.

“Queremos plantar melancia, batata inglesa, beterraba, cenoura… tudo daqui de dentro. E, quando tivermos a posse do barracão, levar os produtos pra lá e atrair compradores diretos”, explicou.

Veja também:


Assista ao vídeo:


Desafios

Apesar do avanço, Tereza também apontou o principal desafio: escoar a produção. Para resolver isso, os produtores contam com o suporte do Sebrae na busca por certificações, melhorias logísticas e articulação com Prefeituras da região.


Exigência por qualidade

Outro ponto destacado é a exigência crescente das escolas por alimentos com padrões de qualidade. “Antes podia entregar mandioca com casca. Depois, só descascada. Agora precisa ser congelada e empacotada a vácuo. E a gente já está comprando freezer e máquina de embalar para atender isso”, relatou a presidente. A AAMAR já fornece alimentos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para os municípios de Nova Europa, Dobrada, Santa Ernestina e Tabatinga, e articula ampliar sua atuação em Motuca e Matão.


União e organização

Com três anos de fundação e cerca de 300 associados, sendo 47 já formalizados no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) Jurídica, a AAMAR se fortalece como um polo de organização e protagonismo nos Assentamentos da Fazenda Monte Alegre. "Já estamos autorizados a receber emendas parlamentares, além de manter um saldo positivo e crescente nas suas atividades", exalta a presidente, que demonstrou a importância da organização e da confiança dos agricultores. “Sozinho é muito difícil caminhar”, declarou a presidente.


Caminhos para o futuro

Além da parceria com o Sebrae, que inclui orientação técnica e apoio em editais públicos, a AAMAR também participa de articulações com o poder público local para ampliar sua presença em feiras, projetos e programas de compras institucionais.

 
 
 

Comentários


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page