Reunião do COMTUR foi realizada sem a presença de representantes da Prefeitura
- Redação

- há 11 horas
- 2 min de leitura
A 1ª Reunião Ordinária de 2026 do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Motuca, realizada no dia seis de janeiro, ocorreu sem a presença de representantes do Poder Executivo municipal. O colegiado foi criado em dois de dezembro com o objetivo de auxiliar o município a ingressar no Sistema de Informações do Mapa do Turismo (SisMapa). O encontro aconteceu na sala do Sebrae Aqui, no Departamento de Desenvolvimento Econômico, e contou com a participação dos conselheiros Vera Lúcia dos Santos (presidente), Marcos Macedo Garabetti (vice-presidente), Jucilene Santos Soares (secretária), Jairo Figueiredo Falvo (membro) e José Antonio de Moraes Elias (membro).
Leia também:
Impacto nas deliberações
Durante a reunião, os membros registraram a ausência de representantes da Prefeitura de Motuca e discutiram os impactos dessa falta de participação nas atividades do COMTUR. Segundo os conselheiros, a ausência dificulta o diálogo direto com o Executivo e compromete o acompanhamento das demandas relacionadas à política pública de turismo.
Participação fundamental
A participação da Prefeitura é considerada por eles como fundamental para o funcionamento do Conselho, especialmente em um momento em que são discutidas questões estruturais, planejamento e definição de responsabilidades na área do turismo. Os participantes destacaram que o COMTUR atua como órgão consultivo e deliberativo, e que a presença do Executivo contribui para maior alinhamento entre as decisões do conselho e a gestão municipal.
Ausência
"Todos foram avisados... estavam cientes. Temos que relatar que estivemos reunidos no nosso primeiro encontro pós-formação e, infelizmente, a parte do administrativo esteve ausente", ressaltou a presidente Vera Lúcia dos Santos.
Formalização
Os conselheiros decidiram formalizar a solicitação por meio de um Ofício direcionado ao gabinete do prefeito solicitando a presença de um representante ou suplente na próxima reunião, prevista para o dia 12 de fevereiro, às 9h, na Casa da Agricultura.




Comentários