top of page

Além de extensa área de cana, incêndio atingiu vegetações nativas e sítios

Iniciado por volta das 15h de ontem (19), um Incêndio de grandes proporções considerado criminoso atingiu extensa área de cana, vegetações nativas como Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente (APPs), além de construções localizadas em sítios. Um forte vento ajudou a alastrar as chamas, ainda persistentes até a manhã de hoje (20) em alguns pontos.


Assista aos vídeos (Crédito Sd PM Luis Carlos).




Veja fotos:


De acordo com informações de trabalhadores da brigada de incêndio de uma usina da região, o foco iniciou em área próxima da Usina Santa Luiza. A queimada chegou a até os Corguinhos, área rural ao lado do Rio Mogi Guaçu.


Morador de um sítio próximo a Motuca, o aposentado Manoel Ribeiro da Silva, de 74 anos, disse ter ficado com medo de morrer ao ver o incêndio se aproximando. “O incêndio vinha queimando tudo... foi quando abri os braços e disse: ‘Deus tenha misericórdia’”. O fogo chegou até próximo da casa onde vive e destruiu uma construção utilizada como almoxarifado. “Tinha sacos de café, ferramentas e duas antenas parabólicas, entre outras coisas”, lamenta.


Amiga de Manoel, a moradora Judith Soares de Macedo demonstrou preocupação com ele no momento do incêndio. “Vi que o fogo estava bem próximo e comecei a ligar pra ele, mas não atendia. Graças a Deus ele está bem”. Para ela, a pessoa que ateou o fogo deveria ser responsabilizada, pois colocou a vida de pessoas em risco. “Se tiver alguma implicância com a usina deixa na mão de Deus, mas não faça isso”, acentua.


Outro morador de um sítio na região, Ismael Pedro, de 67 anos assistia televisão quando ouviu um forte barulho no lado de fora da casa. “Achei que era chuva e quando fui ver o fogo estava bem próximo, queimando um bambuzal que estalava igual bomba”, relembra ele, que chegou a apagar um foco de incêndio em uma construção onde existiam madeiras. “Graças a Deus está tudo bem”, exalta.


Por causa da falta de visibilidade ocasionada plela fumaça, a vicinal que liga Motuca a Guariba precisou ser interditada por algumas horas pela Polícia Militar (PM). O incêndio também afetou linhas de transmissões , que deixou sem energia por horas algumas propriedades rurais .

bottom of page