AAMAR promove curso de processamento de alimentos; ainda há vagas para interessados da cidade e meio rural
- Redação

- 15 de ago.
- 2 min de leitura

A Associação Agrícola da Monte Alegre e Região (AAMAR) está com inscrições abertas para o curso de manipulação e processamento de alimentos, que será realizado nos dias 19, 20 e 21 de agosto, das 13h às 17h. no Assentamento Monte Alegre 5, lote 27. Ainda há vagas para moradores da área urbana e do meio rural interessados em participar. Os interessados podem entrar em contato pelo contato: 16 99994-4727 (Tereza).
Licenciamento ambiental
A capacitação, oferecida no âmbito das ações de mitigação de impactos da Linha de Transmissão de Energia que passa pela região, integra o Programa de Educação Ambiental (PEA) previsto no processo de licenciamento ambiental conduzido pela empresa Neoenergia, responsável pelo empreendimento (acesse a matéria).
Demanda atendida
De acordo com a presidente da AAMAR, Tereza Cereço, o curso foi uma das demandas apresentadas em reunião do PEA e abordará temas como higiene, cuidados sanitários e boas práticas na manipulação de alimentos, conhecimentos que agregam valor à produção e ampliam as oportunidades de comercialização. “É muito importante para mostrar aos compradores que temos qualificação, além de ser um passo para projetos futuros, como a criação de uma linha de produção voltada para atender mercados, padarias e entregas domiciliares”, afirmou.
Investimento em equipamentos para fortalecer produção e incentivar agricultura familiar
A Associação Agrícola da Monte Alegre e Região (AAMAR) investiu recentemente R$ 18.950,00 na compra de equipamentos voltados ao processamento e conservação de alimentos, ampliando a capacidade de trabalho dos associados e abrindo novas oportunidades de comercialização. Segundo a presidente da AAMAR, Tereza Cereço, os recursos utilizados são fruto da contribuição dos próprios associados e foram aplicados na aquisição de um freezer, um processador industrial, uma máquina de empacotar a vácuo e uma descascadora de alho.
Local provisório
Os equipamentos, comprados em uma loja especializada de Araraquara, estarão disponíveis para uso dos membros da associação. Atualmente, serão utilizados provisoriamente na residência da presidente, até que a entidade consiga viabilizar um espaço próprio. “Todos os associados podem utilizar, inclusive os feirantes, para atender demandas como mercados, padarias e entregas domiciliares”, explicou Tereza.
Projeto de cozinha comunitária
O investimento se soma ao planejamento da AAMAR de implantar uma cozinha comunitária, projeto que pretende reunir mulheres da comunidade em uma linha de produção estruturada. A meta é ter um local equipado para transformar e embalar produtos, garantindo qualidade e segurança alimentar, além de atender exigências legais para comercialização.




Comentários