top of page

Moradores de Assentamentos apresentam demandas para mitigar impactos de Linha de Transmissão de Energia

No dia 18 deste mês moradores dos Assentamentos 3 e 5 da Fazenda Monte Alegre participaram de evento denominado "Diagnóstico Socioambiental Participativo", umas das etapas do licenciamento ambiental para a construção de Linha de Transmissão de Energia, com 295 km de extensão, iniciando no município mineiro de Nova Ponte e chegando até Araraquara.


A empresa Neoenergia, com sede em Campinas, é a responsável pelo empreendimento, após vencer em 2022 Leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Governo Federal, realizado com a finalidade de expandir a capacidade de transmissão entre regiões. A estimativa é da geração de 9.875 empregos durante a construção, que passará por 19 cidades, sendo quatro de Minas Gerais e quinze de São Paulo.


O "Diagnóstico Socioambiental Participativo" foi realizado pela Ambientare, assessoria contratada para a elaboração do Relatório de Impacto Ambiental, necessário para o Licenciamento Ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).


No evento, os moradores foram informados sobre o empreendimento e sobre eventuais problemas que pode ocasionar aos moradores e à localidade. Diante disso, a legislação prevê que os impactos sociais e ambientais ocasionados devem ser mitigados por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), com o oferecimento de diferentes ações, às comunidades que moram nas áreas de abrangência.


“A gente sabe que, eventualmente, pode surgir uma poeira a mais vindo para cá. Pode ser que alguns acessos que vocês trafegam sejam utilizados. Então para essa obra acontecer da melhor maneira possível, a gente tem os programas ambientais que vão compô-la”, explicou a bióloga Roberta Barletta, especialista em educação ambiental da Ambientare, responsável pela apresentação aos moradores.


A obra, informou ela, deverá passar em terreno ao lado dos Assentamentos da Fazenda Monte Alegre. Os moradores tiveram a oportunidade de opinar e sugerir projetos socioambientais que poderão ser desenvolvidos. “A gente espera as coisas positivas sejam maiores para o Assentamento”, comentou o produtor Jovito Fausto Correa.


Veja fotos do evento:




Comentarios


bottom of page