top of page

Sindicato vê margem para recuperação de perdas salariais


O Sismar (Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e região) vê margem para incluir na pauta a ser negociada com a Prefeitura item referente a perdas salarias ao menos dos últimos três anos. De acordo com estudo apresentado pelo sindicato, no período os vencimentos dos servidores de Motuca estão com defasagem de 5,71% levando-se em conta a reposição salarial menor do governo municipal em comparação com os índices inflacionários.

“Pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o limite da folha deve ser 54% e observamos em relatório recente percentual de 43,44%, o que significa que é possível exercitar, além do reajuste, uma recuperação das perdas”, explicou a administradora pública Nayla Perez, supervisora do trabalho de acompanhamento das finanças das cidades onde atua o Sismar De acordo com ela, a recuperação pode ser diluída em mais de um exercício.

Em 2016, ano da greve capitaneada pelo Sismar em Motuca, a gestão do então Prefeito Celso não concedeu reajuste aos servidores. No ano seguinte, o atual prefeito Ricardo revisou em 2,7% o salário e, no ano passado, o percentual foi de 4,56%.

A proposta foi discutida com servidores em reunião realizada ontem (30), na Câmara Legislativa, com o objetivo de iniciar a discussão para a elaboração da pauta de reivindicações e do acordo coletivo para o biênio 2018/2019.

Na ocasião, O Sismar também propôs que fosse reiterado item não efetivado de fixar a data-base em junho. No ano passado, o reajuste foi concedido em dezembro. “A Prefeitura havia concordado com essa proposta, que consideramos melhor para os servidores, mas não foi cumprida”, ressaltou a diretora Andreia Juliana Bertho de Lima.

Outros itens também foram discutidos como aumento no valor do vale alimentação, concessão de prêmio assiduidade, aumento do número de faltas abonadas, disponibilização de uniformes e EPIs, entre outras. A pauta será definida nas próximas reuniões. “Importante a participação dos servidores de todos os departamentos, pois a decisão da Assembleia é soberana”, sublinhou o diretor Gustavo Jacobucci.

Fotos: Reunião realizada ontem (30), na Câmara Legislativa

bottom of page