logo_final.png

A origem do nome da nossa cidade



Antes de ser povoada, a localidade situava-se na Sesmaria do Simão, pertencente à fazendeira Hermínia Vieira Borba Moura, membro da família do bandeirante paulista Borba Gato. Por aqui passava a famosa Estrada de Boiadeiro, que saía do Rio Grande do Sul e rumava para Minas Gerais e Goiás, onde os boiadeiros comercializavam seus gados.

Como a viagem era longa, os boiadeiros escolhiam pernoitar naquela sesmaria. O motivo: a abundância de água, com rios, córregos e belíssimas cachoeiras.

O único problema era a presença de um inseto peculiar na região, conhecido por mutuca. Os boiadeiros, ao chegarem ao seu destino, relatavam as belezas encontradas no caminho. Quando perguntados sobre o nome do local, simplesmente respondiam: Mutuca.

E este foi o nome dado à pequena vila que ali nasceu. Com uma pequena mudança: para diferençar o nome da vila do nome do inseto, os moradores batizaram-na de Motuca.

Com informações e trechos retirados do livro “Sertanejos, estrangeiros, forasteiros. Dos primeiros boiadeiros à emancipação política de Motuca”, da jornalista Gabriela Marques. Foto: Fábio Falvo

#aniversáriodacidade #tradição #História

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185