logo_final.png

Coleta seletiva: descumprimento de leis emperra desenvolvimento da atividade em Motuca


A coleta seletiva é boa para todos. Contribui com a geração de emprego e renda a uma parcela carente da sociedade, torna a cidade mais limpa, traz melhorias ambientais e acarreta em economia aos cofres públicos pela diminuição do lixo urbano. Tudo isso pode ser resumido em melhorias na qualidade de vida da população.

Infelizmente, as diferentes administrações de Motuca não observam dessa forma. Um exemplo disso é o descumprimento de leis e normas municipais que estão sendo descumpridas. Entre elas, destacam-se o projeto “Lixo saudável”, criado em 2002, que prevê obrigações do governo municipal para viabilizar a atividade; a Lei 363, de junho de 2007, que institui o Programa de Ensino de Coleta Seletiva de Lixo, a ser implantado nas escolas municipais; e a Lei 683, de Dezembro de 2015, que cria o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS).

Com o propósito de tirá-las do papel, o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Motuca (CMMA) reuniu no último dia treze representantes dos poderes executivo e legislativo, educação, sociedade civil, meio ambiente, além das catadoras formais e informais. Existe a necessidade de inserir a coleta seletiva como prioridade no município a partir do envolvimento dos setores, conforme determina as leis.

O projeto “Lixo saudável” contribuiu com a retirada dos catadores do antigo lixão para serem incluídos no “Recicla Motuca”. Teve investimentos iniciais e outros ao longo do tempo, mas que foram insuficientes para efetivar a coleta seletiva local. Apesar de existir atividades relacionadas ao tema nas escolas, não foi criado como determina a lei um programa de ensino de coleta seletivo nas escolas. Concebido como divisor de águas, o Plano de Resíduos Sólidos se encontra na gaveta. Criar leis não é suficiente. É preciso coloca-las em práticas. Quando existe negligencia das autoridades, é necessária mobilização popular.

Saiba mais sobre o Recicla Motuca e faça cadastro na coleta seletiva municipal


#coletaseletiva #meioambiente #reciclamotuca

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185