logo_final.png

Moradores deixam de fumar a partir de programa realizado em Motuca


“De todos os certificados que recebi esse é o mais importante”, comemorou a professora aposentada Roseli de Fátima Vizentim Rabachini, que concluiu ontem (4), juntamente com outros nove participantes, o Programa de Combate ao Tabaco promovido pelo Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde de Motuca com a atuação das equipes de saúde local.

Fumante há mais de 40 anos, Roseli conhece por experiência própria os malefícios causados pelo vício e a dificuldade em deixá-lo. Nos últimos anos consumia dois maços por dia, mesmo após a descoberta de um enfisema pulmonar. “Comecei a ver o cigarro como um companheiro, que estava sempre comigo e me acalmava”, relata. Não foi por falta de vontade ou interesse em parar. Tentou algumas vezes, sem sucesso, até que percebeu a necessidade de procurar ajuda.

A partir da conciliação do uso de medicamentos, do acompanhamento médico e da terapia em grupo, Roseli deixou o cigarro logo na primeira semana do Programa, iniciado em junho. “Eu chorava, pois era como se estivesse perdendo um ente querido da família”, lembra. Após três meses, conseguiu superar a vontade de fumar e passou a comemorar a cada avaliação a diminuição de monóxido de carbono em seu corpo, até chegar ao índice zero. “Hoje já não tenho mais falta de ar, vou para a academia e faço atividades físicas”, exalta.

E os ganhos não foram apenas na saúde. Logo que parou de comprar os maços, decidiu fazer um “cofrinho” com o dinheiro que gastava diariamente com o vício, cerca de R$ 20 por dia, e já faz planos de como utilizar a economia. “Penso em fazer uma viagem para um lugar que gostaria de ir”, revela.

Todos foram vitoriosos

Integrante da equipe da saúde no programa, a técnica de enfermagem Janaina de Cássia Bonifácio Fernandes tem outro grande motivo para comemorar. O pai, José Milton Reis dos Santos, de 61 anos, foi um dos que venceram o vício. “Como profissional e filha, acompanhei cada passo dessa história, o quanto era difícil, as crises de abstinência, mas no fim todos foram vitoriosos”, descreveu, emocionada, em perfil da rede social.

Veja fotos do último dia do programa:

#saúde #tabaco #vício

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 CONTATO 

Cenário Social

Avenida Marcos Rogério dos Santos,nº 31, Centro,

Motuca-SP - CEP.: 14.835-000

e-mail: ocidadaonocontrole@gmail.com
Tel: 16-33481185