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Como formar o cidadão para a participação nas políticas públicas


Ao planejar uma atividade formativa há um momento prévio em que se deve reunir-se com o grupo com o qual desenvolveremos a atividade. Neste momento, algumas perguntas podem ajudar:

• QUEM: quem serão os participantes, contexto em que vivem, quantos são, se há características especiais do grupo quais são as expectativas etc. Os educadores e educandos terão papéis críticos e criativos de recriar o método de trabalho em cada situação concreta.

• PARA QUE: quais são os objetivos gerais que se pretende alcançar com a atividade.

• O QUÊ: qual é o tema que sintetiza o conteúdo a ser abordado, a partir da realidade do grupo e em função de uma visão analítica e teórica que se pretende alcançar.

• POR MEIO de QUE: escolha de um recorte (um viés) do tema geral. É o eixo que agregará os diversos conteúdos do curso. Esta escolha serve para evitar a tendência de escolher temas muito amplos, que podem se tornar vagos. Quando são feitos vários encontros, este recorte ajuda também a alinhavar os vários encontros e a facilitar uma seqüência entre eles. Por exemplo, se o tema geral for história do Brasil, o eixo agregador pode ser as lutas populares na história do Brasil.

• COMO: método e formato geral da atividade, de acordo com as condições objetivas do grupo que incluem número de pessoas, tempo e recursos disponíveis. Por exemplo: definir se será um seminário, um curso, ou uma oficina, se ser uma seqüência de atividades ou uma única.

• ONDE: onde serão as atividades, como estará organizada a sala. É importante observar as condições do espaço físico e os equipamentos disponíveis. Elas influirão na escolha de técnicas a serem utilizadas.


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