top of page

Como estimular o diálogo e o conhecimento coletivo


Muitas vezes queremos preparar um encontro, uma oficina ou mesmo uma reunião, e não sabemos muito bem como fazer deles algo interessante e construtivo. Como não repetir o formato tão criticado das aulas numa escola tradicional? Como estimular que as pessoas saiam de uma posição passiva, como espectadores, troquem experiências e se envolvam apaixonadamente pelo tema? Como fazer para que as pessoas sejam participantes ativas e saiam de lá de fato com novos conhecimentos?

Muitos educadores propuseram e experimentaram formas de trabalhar que facilitam atingir estes objetivos. Fazer um bom planejamento do encontro, levando em conta uma concepção metodológica participativa pode ser o primeiro passo.

Uma concepção metodológica participativa valoriza o conhecimento produzido coletivamente, por meio de muito diálogo. Esta concepção participativa leva em conta que educador e educando possuem conhecimentos diferentes, que compartilham entre si e os recriam. O educador também é aprendiz, assim com o educando também é educador.

É sempre bom lembrar que somos educadores em muitos momentos da nossa prática cotidiana e não apenas em aulas, com professores e alunos sentados em cadeiras. Quando estimulamos a pessoas a trocarem experiências, refletirem, planejarem, avaliarem suas práticas, se organizarem, buscarem novos conhecimentos estamos também sendo educadores.

Para planejar uma atividade coerente com esta concepção participativa, precisamos ter clareza sobre a metodologia e de técnicas que serão utilizadas.


bottom of page