top of page

A importância da arborização urbana


O engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo Silva, especialista ambiental e responsável pela criação do Programa Município Verde Azul, do governo estadual, destacou em palestra realizada em Motuca a importância de uma ação municipal voltada a arborização urbana. De acordo com ele, o ideal é que ao menos 30% das cidades tenham cobertura verde.


“É fundamental que os plantios sejam bem distribuídos, contemplando tanto as áreas centrais como as periferias, e que exista um planejamento adequado, respeitando fiação elétrica e as dimensões dos recortes nas calçadas”, ressaltou o especialista, que elencou vários benefícios da arborização urbana como cidades com temperaturas mais amenas, diminuição da incidência de câncer de pele na população, além de diminuição dos custos com manutenção nos asfaltos.

“Os pingos das chuvas que caem direto nas vias são um dos principais causadores dos buracos”, explicou. De acordo com ele, é necessário também que a população seja educada para lidar corretamente com as árvores. “É muito comum os moradores realizarem podas exóticas, criando anomalias que classifico como “árvores poodle” ou “árvores cotonetes”, que prejudicam drasticamente seus desenvolvimentos”, ponderou. “Além de estarem praticando um crime ambiental”, completou.

bottom of page