top of page

Voluntários castraram mais de 200 animais desde 2019 com contribuições, rifas e vendas solidárias

Um grupo de voluntários de Motuca tem se dedicado à causa animal, realizando diferentes ações com recursos limitados. Somente nos últimos seis anos, já foram castrados 144 gatos e 62 cães, totalizando 206 animais, a maioria fêmeas. Também foram realizadas 153 doações desde junho de 2020.


Leia também:


O trabalho é mantido com rifas, vendas solidárias e contribuições por meio de um carnê, cuja renda mensal chega a aproximadamente R$ 700. "Os custos são altos e também temos gastos com combustível, remédios, veterinário e lares temporários", explica a voluntária Gabriela Marques.


Diante das dificuldades, ativistas da cidade buscam o apoio do Poder Público local. A partir de articulação, conseguiram incluir em 2022 no orçamento da Prefeitura de Motuca R$ 50 mil para serem utilizados anualmente em ações de bem-estar animal. A administração passada usou recursos próprios para os primeiros mutirões de castrações, com foco em animais machos, além de adquirir vacinas e medicamentos para enfrentar um surto histórico de cinomose, após a criação de um abaixo-assinado pelos voluntários. Porém, foi utilizada quantidade ínfima do montante previsto no orçamento.


Também pleitearam apoio de políticos que se dedicam à causa animal, como o deputado Carlão Pignatari, que visitou a cidade na sexta (11). "Seria ótimo se destinasse verba para castração, remédios e até campanhas de vacinação, como a V10. Mas a prioridade mesmo é a castração", reforça Gabriela.


O esforço dos voluntários de Motuca tem transformado a vida dos animais, mas ainda há muito a ser feito. "Somos poucos e já estamos desgastados. Qualquer ajuda faz diferença", conclui a ativista. Com mais recursos, esse trabalho essencial poderá continuar beneficiando não só os animais, mas toda a comunidade.

Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page