Marília defende sistema apostilado, festa para educação infantil e fiscalização de convênios
- Redação

- há 6 horas
- 2 min de leitura
Durante a 17ª Sessão Ordinária da Câmara de Motuca, a vereadora Marília Angélica Lavezzo apresentou indicações e requerimentos voltados à área da educação municipal e à fiscalização de recursos públicos, reforçando a importância de investimentos que valorizem o aprendizado e garantam a boa aplicação dos convênios firmados com outras esferas de governo.
Implantação do sistema apostilado nas escolas
A vereadora falou sobre a Indicação nº 161/2025 (acesse), de sua autoria, que propõe a adoção de material apostilado de ensino nas escolas da rede municipal, em substituição ao conteúdo atualmente fornecido pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). “Investir em material de qualidade não é gasto, é investimento no futuro das nossas crianças”, destacou. Segundo Marília, o material atual apresenta limitações e nem sempre se adequa à faixa etária dos alunos. Ela lembrou que o município já utilizou sistemas apostilados, com resultados positivos, e solicitou que a Prefeitura analise a viabilidade técnica e financeira para o retorno desse modelo.
Festa para alunos da educação infantil
A parlamentar também apresentou indicação 162/2025 (acesse) solicitando a realização de uma confraternização para as crianças concluentes da educação infantil das Escolas Professora Catia Regina Muniz da Silva e Professor Hildeberto Chierice, ressaltando a importância de celebrar essa transição escolar. “A ideia de fazer num buffet para as crianças é proporcionar esse ambiente diferente para eles”, explicou. Marília sugeriu que o evento possa ser realizado em um buffet ou outro espaço adequado, permitindo que os alunos tenham acesso a brinquedos e atividades recreativas, como ocorre com os alunos dos anos finais, que viajam em comemoração ao encerramento do ciclo.
Fiscalização de convênios públicos
A vereadora apresentou o requerimento 44/2025 (acesse) solicitando informações detalhadas sobre convênios firmados entre o município, o governo estadual e o governo federal. O objetivo é acompanhar a execução e evitar a perda de recursos por descumprimento de prazos. “Solicito essas informações para ter os dados concretos e poder fiscalizar se os recursos estão sendo gastos dentro do prazo para que não haja, em um futuro próximo, uma devolução por não cumprimento de prazo de vigência”, ressaltou.
Reconhecimentos
Ao final, Marília parabenizou o vereador José Roberto Legramandi (Betão) pela palestra promovida com a ONG Oncovita, destacou o campeonato esportivo organizado pelo vereador Wallace (Sorriso) e elogiou o depoimento da técnica de enfermagem Ana Carolina Gentil Silva, que compartilhou sua experiência durante o evento Outubro Rosa.
“Foi muito bonito também o depoimento dela”, concluiu.
Assista ao discurso:





Comentários