top of page

Ricardo acusa Cenário de distorção, mas matéria expôs o que falou

Todos os fatos que o prefeito João Ricardo Fascineli descreveu em live realizada na sexta (23) estão inseridos na matéria sobre a desativação do wifi na EMEIF Maria Luiza Malzoni Rocha Leite publicada pelo Cenário. Em nenhum momento o texto afirma que toda a internet foi retirada, como busca falsamente transmitir, mas, sim, o sinal do wi-fi, pois, de acordo com ele, foi constatado uso indevido. A informação está na matéria. Em um dos trechos é explicitado que a Secretaria de Educação orientou que os professores passassem a utilizar o sinal via cabo por intermédio de um notebook.


Leia também:

Mesmo assim, o prefeito volta a acusar falsamente o Cenário de distorções. “Só estou esclarecendo porque há pessoas que distorcem fatos... sai falando bobeira e escreve bobeira em sites. A gente fica muito triste com isso porque a pessoa não teve conhecimento e a hombridade de saber o que estava se passando”, declarou.


Declaração falsa, pois o Cenário teve, sim, a "hombridade" de saber o que estava se passando, inclusive encaminhando questionamentos à Prefeitura e a Secretaria de Educação, que preferiram se omitir, o que afronta princípios da transparência pública.


Na ocasião, a assessoria de imprensa do município recebeu por e-mail as seguintes perguntas: Qual o motivo da retirada do sinal wi-fi na escola Maria Luiza? A Prefeitura avalia que, desta forma, o ensino remoto irá melhorar? Por que? A não manifestação exime a reportagem de culpa por eventuais inconsistências. O site, contudo, está aberto a correções assim que forem constatadas.


As informações para a matéria foram obtidas por meio de apuração jornalística junto aos profissionais de educação, ao Sismar (sindicato que representa a categoria), e ao vereador Marcos Donizete Rodrigues Faria (Tuca). Aliás, nem mesmo ao vereador foi explicado o motivo da medida, conforme ele mesmo revelou ao Cenário.


Como no caso dos áudios sobre a acusação contra os Policias Militares (PMs) de Motuca, quem realmente busca distorcer os fatos e enganar as pessoas é o prefeito, conforme foi evidenciado em matéria publicada na época (acesse).

bottom of page