top of page

Questões financeiras e burocráticas prejudicam desenvolvimento do setor ambiental, diz Prefeitura

De acordo com Ofício assinado pelo prefeito municipal João Ricardo Fascineli, a administração municipal tem consciência dos problemas de preservação ambiental, resíduos sólidos e coleta seletiva. Afirma que desde o início do governo vem buscando melhorias contínuas, mas por questões financeiras e burocráticas ainda não conseguiu alcançar todas as metas definidas.


Veja também:


A declaração consta em um posicionamento oficial do poder público local sobre questões ambientais locais, em especial a coleta seletiva, solicitado pelo Conselho de Meio Ambiente de Motuca (CMMA). "Sem dúvida alguma a questão da preservação ambiental como um todo é sempre atual e deve ser enfrentada por toda a sociedade", descreveu o prefeito.


No documento, o prefeito diz que encontrou a cidade em 2017 com diversos problemas na área de abastecimento e saneamento. "Logo no primeiro mês de gestão, o problema foi resolvido", declarou ele, que também apontou "completo abandono das lagoas de tratamento e esgoto domésticos", solucionadas a partir de ação do diretor de meio ambiente.


Dentre as iniciativas ambientais, descreveu o plantio de árvores em áreas públicas. A criação da frente de trabalho (Projeto Renda Mínima), que utiliza mão de obra de pessoas em situação vulnerável para serviços de limpeza de lixo, entulhos e galhos. Também a carreta "cata entulho", que pode ser solicitada pela população para o recolhimento de entulho, móveis velhos, restos de madeiras, entre outros. Citou ainda a coleta de lixo urbano e rural, bem como a disponibilização de trator acoplado com carreta para a coleta de material reciclável.


Servidores da Prefeitura realizam plantio de árvore em área do aterro sanitário. Crédito: Prefeitura Municipal




bottom of page